Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5098

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilene Pereira Guimarães
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Samira Bahia e Castro
Título Processo de Gestão Escolar em uma Escola Municipal de Viçosa, MG
Resumo A gestão escolar que ocorre, hoje, no contexto da educação brasileira, tem se apresentado como um desafio, desde o advento da reforma da educação e da edição da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral verificar como se dá o processo de gestão escolar em uma escola municipal do município de Viçosa - MG. Especificamente, procurou-se identificar como ocorre a articulação dos gestores com o corpo docente e os demais funcionários da escola; verificar as relações existentes entre a gestão dos turnos da manhã e da tarde; analisar até que ponto o gestor está agindo em conformidade com os documentos internos da escola e pontuar as dificuldades enfrentadas pelos gestores dessa instituição no desenvolvimento de seu trabalho. Metodologicamente, fez-se uso de questionários semi-abertos, que foram aplicados a todos os professores e funcionários da instituição; entrevistas com os gestores; observação e análise documental. Os resultados evidenciaram que a relação dos professores e funcionários da escola eram boas, sendo a articulação dos gestores com o corpo docente e os funcionários, democrática. Além disso, o nível de satisfação apresentada pelos professores e funcionários com a gestão da escola se mostrou satisfatória. Quanto à relação existente entre a gestão dos turnos da manhã e da tarde, verificamos que estes gestores possuem dificuldades para reunir os dois turnos. Já em relação a conformidade da gestão com os documentos internos da escola, percebemos que as gestoras se esforçam para desempenhar bem as tarefas que seus cargos exigem. Por último, os resultados apontam que as dificuldades enfrentadas pelos gestores se pautam no espaço físico e na falta de dinheiro. Nesse contexto, concluímos que o processo de gestão escolar é complexo, uma vez que, para promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas do cotidiano escolar, o gestor necessita organizar e sistematizar todo o trabalho pedagógico junto aos demais segmentos da escola.
Palavras-chave Educação, Escola, Gestão Escolar
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.