Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5095

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Josilene Lopes de Oliveira
Orientador ANA IRIS MENDES COELHO
Outros membros Desirrê Morais Dias, Fernanda de Oliveira Araujo, Lívia Maria Donato
Título Saudabilidade e sensorialidade: novas tendências do mercado alimentício
Resumo O aumento do poder de compra da população, o maior acesso à informação, o aumento da escolaridade, a modificação na estrutura das famílias e o envelhecimento da população, entre outros fatores, tem levado a mudanças nas preferências e escolhas em relação ao alimento a ser consumido. Além de produtos mais saudáveis, os consumidores tem buscado alimentos mais saborosos e com apelo sensorial. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de produtos do mercado alimentício que atendam às categorias de saudabilidade e sensorialidade que compõem as novas tendências alimentares propostas pelo Brasil Food Trends. Foi realizada no período de março a junho de 2015 uma busca de informações referentes às essas categorias das novas tendências alimentares em rótulos de alimentos e em sites oficiais de indústrias alimentícias. Para a realização da pesquisa e análise dos dados, os alimentos foram divididos em 6 grupos: 1) Leguminosas (n=21); 2) Carnes (n=42); 3) Cereais e Pseudocereais (n=41); 4) Leite e Derivados (n=27); 5) Hortaliças (n=26); 6) Óleos, Açúcares e Doces (n=24). Do total de 181 produtos avaliados, 66,29% atendiam a categoria saudabilidade e 49,72% a sensorialidade. Em relação aos grupos de alimentos, 77,77% dos produtos de leite e derivados atendiam a categoria saudabilidade e o menor percentual foi apresentado pelo grupo das carnes (47,61%), quanto à sensorialidade, o grupo que apresentou maior percentual foi o grupo óleos, açúcares e sal (66,66%) e o menor percentual foi apresentado pelo grupo das carnes (40,47%). A partir desses resultados conclui-se, que o mercado já disponibiliza produtos que atendam as duas categorias que fazem parte da proposta do Brasil Food Trends quanto às novas tendências alimentares. Entretanto, mesmo com todo aprimoramento e preocupação das indústrias, para atender essas tendências em único produto e a total satisfação do consumidor ainda há um longo caminho a percorrer para ampliar a oferta de alimentos que contemplem as características estudadas.
Palavras-chave categorias, mercado de alimentos, produtos
Forma de apresentação..... Painel
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