Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5088

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alana Alves Rodrigues
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Adriana de Cássia Sabino Silva, LUCIA SOARES FERREIRA
Título Projeto nutriquímica
Resumo Em busca de uma ação que pudesse levar melhoria na qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar, o projeto NutriQuímica foi idealizado e está sendo realizado por alunos do PIBID de Química da Universidade Federal de Viçosa e pela professora supervisora que atuam na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, em Viçosa. Baseando-se na perspectiva de uma educação escolar que envolva os alunos e possibilite uma ressignificação de suas realidades e buscando adequação às propostas dos PCNs que sugerem uma superação da fragmentação do conhecimento para uma formação polivalente, optou-se por um tema comum aos alunos, a alimentação. O projeto está ainda em sua fase inicial, e foi aberto à todos os alunos do Ensino Médio da escola que manifestaram interesse. A participação não é obrigatória e as atividades acontecem semanalmente em extra turno. Algumas das atividades já realizadas e programadas envolvem o uso do laboratório de informática da escola, leitura de trechos do livro didático: Química no cotidiano e práticas experimentais, oportunizando aos
alunos a intensificação do uso da tecnologia além de incentivar pesquisas e a leitura. O projeto busca fazer com que os alunos tenham consciência do que consomem em alimentos industrializados, desvendando os nomes dos ingredientes que os compõem, nominados por eles como complicados. Para isso trabalhou-se a leitura de rótulos e de tabelas nutricionais, comparou-se a quantidade de açúcar e de carboidratos de alguns alimentos, envolvendo conceitos matemáticos de proporção e uso da regra de três, além disso, esses mesmos conceitos foram empregados para comparação dos preços de produtos. Os alunos também foram levados ao Museu da Comunicação, situado no Campus Viçosa, para exibição do documentário “Muito além do peso” que trata sobre obesidade infantil. Além das informações trazidas pelo documentário, buscou-se também uma valorização do espaço do museu, orientando os alunos sobre a importância dos recursos culturais. Muitas outras atividades estão programadas, como uma palestra com uma nutricionista que tratará de temas como Alimentação saudável, aproveitamento total de alimentos e custos da alimentação. Os alunos têm se mostrado participativos e motivados com as atividades, que se estenderão pelo segundo semestre de 2015, acreditamos que em breve surgirão melhorias na alimentação do grupo envolvido e também na disciplina em sala de aula e na capacidade cognitiva.
Palavras-chave Alimentação, PIBID, educação
Forma de apresentação..... Painel
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