Resumo |
Atualmente vivemos uma crise, onde a falta d'água tem afetado diretamente milhões de pessoas no Brasil inteiro. Grandes centros como São Paulo sofreram a falta desse recurso devido a todo esse processo de consumo acelerado, além da má administração pública dos reservatórios. Trazendo essa análise para uma escala menor, percebemos que, por conta desses mesmos motivos, Viçosa sofre com a falta de água para abastecer todas as pessoas que aqui residem. Desde meados de 2014 os moradores de alguns bairros já começaram a sentir essa escassez. Diante desse cenário, percebemos a importância de trabalharmos com os alunos do ensino fundamental do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes – CMEDJAF – esse tema tão atual e importante para todos. Trazer para a realidade escolar essa discussão, não apenas sobre a falta, mas também sobre os diversos usos da água, é fazer com que cada estudante se enxergue como ator social, importante na construção e nas relações socioculturais e econômicas. Como objetivo principal, realizamos um evento na sede da escola que envolveu todos os membros da comunidade escolar e também do Pibid Geografia e Inclusão. Foi desenvolvido não só nos discentes, mas em todos os envolvidos, responsabilidade pela conservação do meio ambiente. Responsabilidade esta que não é só dos profissionais ligados ao tema, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores. Para a realização deste projeto os alunos utilizaram diversos materiais didáticos. Cartolinas e pinceis, tintas e recortes de imagens para a confecção de cartazes, folhas de isopor, massa corrida e outros materiais necessários para confecção de maquetes, além de datashow para a exibição de vídeos e imagens. Os alunos tiveram um tema principal para que pudessem, em grupos, elaborar alguma apresentação expositiva sobre os subtemas que eles enxergavam em cada proposta. Como resultados, realizamos o evento no dia 04 de julho de 2015, que contou com a participação de discentes, docentes e familiares. Além das atividades propostas, também tiveram duas apresentações culturais: uma dança criada e apresentada pelos alunos do 6º ano e a pibidiana Mara Gabriela e uma apresentação de rap com o MC Soldado. A avaliação feita pela comunidade escolar foi muito positiva, ressaltando a importância da discussão deste tema e a necessidade de utilização de diferentes formas de abordagem que possam contribuir para um processo dinâmico e dialógico de ensino-aprendizagem. |