Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5078

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucas Rogério dos Reis Caldas
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Rondinelli Pereira da Silva
Título Relato de experiência: Intervenção pedagógica no Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado nas modalidades Basquetebol, Futsal e Judô
Resumo Introdução: A prática esportiva é um direito de todo cidadão brasileiro, e para atender as pessoas com deficiência, o governo federal, através do Ministério do Esporte, implementou o Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado (PST-EA). Esta política pública objetiva democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral desse público, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Objetivos: Este estudo objetiva descrever as intervenções desenvolvidas pelo programa na Universidade Federal de Viçosa nas modalidades basquetebol, futsal e judô. Descrição das principais ações: As ações ocorreram no primeiro semestre de 2015, atendendo crianças e jovens com deficiência, com idade entre 10 a 35 anos. As aulas foram oferecidas duas vezes por semana, com duração de uma hora e quarenta minutos, seguindo um planejamento pedagógico que prezava pela vivência das técnicas e táticas básicas das modalidades basquetebol, futsal e judô. O método de ensino foi o conceito recreativo do jogo esportivo, e as atividades progrediam em complexidade (do simples para o complexo) ao longo das aulas e desenvolvimento dos beneficiados. No final do semestre foi realizado um torneio com os beneficiados abordando os conteúdos trabalhados e estimulando a participação em eventos. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Percebemos que as intervenções do PST-EA proporcionaram aos beneficiados a aprendizagem do futsal, basquetebol e do judô, pois conseguiram compreender a forma de se jogar e expressaram-na no torneio. Ademais, propiciou a interação entre os beneficiados, bem como beneficiado-monitor, monitor-beneficiado e família-beneficiado e monitor (através do torneio). Verificou-se a dedicação e motivação dos mesmos para realizar as atividades propostas pelos monitores, pois estavam aderentes às aulas (verificado pelas listas de chamada). Diante do exposto, nota-se que o programa tem proporcionado atividade física e esportiva orientada e sistematizada a pessoas com deficiência do município de Viçosa e região, o que pode contribuir para adquirirem autonomia e independência, autoestima, relações pessoais e equilíbrio emocional inter-relacionados com a vida cotidiana, como preconizado nas diretrizes pedagógicas do programa.
Palavras-chave Pessoa com deficiência, esporte, PST.
Forma de apresentação..... Painel
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