Resumo |
Introdução: A prática esportiva é um direito de todo cidadão brasileiro, e para atender as pessoas com deficiência, o governo federal, através do Ministério do Esporte, implementou o Programa Segundo Tempo Esporte Adaptado (PST-EA). Esta política pública objetiva democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral desse público, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Objetivos: Este estudo objetiva descrever as intervenções desenvolvidas pelo programa na Universidade Federal de Viçosa nas modalidades basquetebol, futsal e judô. Descrição das principais ações: As ações ocorreram no primeiro semestre de 2015, atendendo crianças e jovens com deficiência, com idade entre 10 a 35 anos. As aulas foram oferecidas duas vezes por semana, com duração de uma hora e quarenta minutos, seguindo um planejamento pedagógico que prezava pela vivência das técnicas e táticas básicas das modalidades basquetebol, futsal e judô. O método de ensino foi o conceito recreativo do jogo esportivo, e as atividades progrediam em complexidade (do simples para o complexo) ao longo das aulas e desenvolvimento dos beneficiados. No final do semestre foi realizado um torneio com os beneficiados abordando os conteúdos trabalhados e estimulando a participação em eventos. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Percebemos que as intervenções do PST-EA proporcionaram aos beneficiados a aprendizagem do futsal, basquetebol e do judô, pois conseguiram compreender a forma de se jogar e expressaram-na no torneio. Ademais, propiciou a interação entre os beneficiados, bem como beneficiado-monitor, monitor-beneficiado e família-beneficiado e monitor (através do torneio). Verificou-se a dedicação e motivação dos mesmos para realizar as atividades propostas pelos monitores, pois estavam aderentes às aulas (verificado pelas listas de chamada). Diante do exposto, nota-se que o programa tem proporcionado atividade física e esportiva orientada e sistematizada a pessoas com deficiência do município de Viçosa e região, o que pode contribuir para adquirirem autonomia e independência, autoestima, relações pessoais e equilíbrio emocional inter-relacionados com a vida cotidiana, como preconizado nas diretrizes pedagógicas do programa. |