ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Allan Silva |
Orientador | MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA |
Outros membros | Laís Barra Leitao, Marisa de Fátima Souza, Ramon Guido Thomaz Marliére, TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA |
Título | Formação sociocultural da identidade brasileira: a contribuição africana. |
Resumo | Há, no nosso contexto atual, limitações nas metodologias pedagógicas aplicadas às instituições de ensino básico e carência, por diversos motivos e de diferentes níveis, na atuação pedagógica e metodológica destas. São carências nas ações de interdisciplinaridade, atividades práticas e extraclasse que possibilitem a apreensão de novos elementos e criação em novos espaços, aprofundamento teórico, envolvimento com o trabalho coletivo etc. Compreendendo a emergência desses problemas didáticos e metodológicos inerentes ao ensino básico, tão importante no processo de humanização e construção da identidade e da cidadania, a proposta do projeto, em exercício, é contribuir para melhoria deste quadro. A partir de tais propostas algumas atividades são desenvolvidas, tais como a realização de pelo menos quatro oficinas, em diferentes escolas de ensino básico da comunidade viçosense, contribuindo assim com a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos e com a democratização dos saberes populares, além de relevar a importância dos sujeitos políticos e sociais, construtores do próprio conhecimento e responsáveis pela constituição da identidade nacional. A fim de obter um bom resultado e de aprimorar positivamente os trabalhos desenvolvidos, os integrantes do projeto passam por processos de capacitação e de avaliação, realização de estudos em grupos, sobre cultura e políticas públicas, participação em reuniões semanais com coordenadores, voluntários e orientador, integração com outros grupos de extensão e expansão de atividades para outras comunidades. Neste sentido, uma das questões abordadas nos debates e nas oficinas é a formação da identidade brasileira a partir da contribuição social e política das culturas de matrizes africanas. Discurso que no contexto atual é muito importante para a construção de um conhecimento livre de estereótipos discriminatórios, para a superação de preconceitos e para que sejam realmente efetivadas políticas democráticas que respeitem a vida e o direito dos cidadãos, considerando as diferenças étnicas, de classe social, de gênero, de orientação religiosa, cultural etc. |
Palavras-chave | cultura afrobrasileira, formação da identidade brasileira, educação |
Forma de apresentação..... | Painel |