Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5070

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Allan Silva
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Laís Barra Leitao, Marisa de Fátima Souza, Ramon Guido Thomaz Marliére, TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Título Formação sociocultural da identidade brasileira: a contribuição africana.
Resumo Há, no nosso contexto atual, limitações nas metodologias pedagógicas aplicadas às instituições de ensino básico e carência, por diversos motivos e de diferentes níveis, na atuação pedagógica e metodológica destas. São carências nas ações de interdisciplinaridade, atividades práticas e extraclasse que possibilitem a apreensão de novos elementos e criação em novos espaços, aprofundamento teórico, envolvimento com o trabalho coletivo etc. Compreendendo a emergência desses problemas didáticos e metodológicos inerentes ao ensino básico, tão importante no processo de humanização e construção da identidade e da cidadania, a proposta do projeto, em exercício, é contribuir para melhoria deste quadro.
A partir de tais propostas algumas atividades são desenvolvidas, tais como a realização de pelo menos quatro oficinas, em diferentes escolas de ensino básico da comunidade viçosense, contribuindo assim com a apropriação do conhecimento por parte dos envolvidos e com a democratização dos saberes populares, além de relevar a importância dos sujeitos políticos e sociais, construtores do próprio conhecimento e responsáveis pela constituição da identidade nacional. A fim de obter um bom resultado e de aprimorar positivamente os trabalhos desenvolvidos, os integrantes do projeto passam por processos de capacitação e de avaliação, realização de estudos em grupos, sobre cultura e políticas públicas, participação em reuniões semanais com coordenadores, voluntários e orientador, integração com outros grupos de extensão e expansão de atividades para outras comunidades.
Neste sentido, uma das questões abordadas nos debates e nas oficinas é a formação da identidade brasileira a partir da contribuição social e política das culturas de matrizes africanas. Discurso que no contexto atual é muito importante para a construção de um conhecimento livre de estereótipos discriminatórios, para a superação de preconceitos e para que sejam realmente efetivadas políticas democráticas que respeitem a vida e o direito dos cidadãos, considerando as diferenças étnicas, de classe social, de gênero, de orientação religiosa, cultural etc.
Palavras-chave cultura afrobrasileira, formação da identidade brasileira, educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.