Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5068

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Kênio Maique Condé Carvalho
Orientador GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS
Outros membros Bruno Lopes Bento, Danielle Rocha Santos, Gerson Barbosa de Paula, Janaína de Fátima Souza, Leandro de Sousa Silva, Letícia Cristina Silva Andrade, Tiago Varizzi Araújo
Título Programa Trabalho, Juventude e Agricultura Familiar Proext 2015-2017
Resumo O programa propõe a articulação das perspectivas da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância e da Agroecologia, envolvendo sujeitos das Escolas Famílias Agrícolas, (EFA’s), dos Movimentos sociais do Campo e a própria família. Contempla ações educativas, no espaço escolar, bem como na produção agrícola. Portanto, apresenta relevâncias acadêmicas, sociais e culturais. A partir da experiência extensionista, bem como no ensino e na pesquisa relacionados com a Educação do Campo, corroboramos a noção de que uma educação para a população do e no campo deve levar em conta o tempo e o espaço escolar, mas, sobretudo a vida social como um todo. Essa perspectiva é, ainda, mais relevante quando se tem como pano de fundo a questão da juventude entrelaçada com a agricultura familiar. Portanto, é do campo como lugar de vida que estamos falando, produtor de bens alimentícios e de bens culturais, experiências sociais e políticas diversas que podem, e devem, ser recuperadas como expressão da vida no campo. Sendo assim, diversos fatores acadêmicos e sociais concorrem para justificar a relevância da realização desse programa de extensão.
Os objetivos são: fortalecer a Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância e a Agroecologia; contribuir para formação docente na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Promover articulação da Juventude com as políticas de desenvolvimento rural. A proposta de programa “Trabalho, Juventude e Agricultura Familiar” tem os seguintes seguimentos:

1- Educação do Campo e Agroecologia;

2- Formação de Mestres de Estágio das EFA’s;

3- Articulações das EFA’s;

4- O trabalho como Princípio Educativo nas EFA’s;

5- Formação Docente, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância;

6- Juventude, Trabalho e Cultura.

A metodologia conta com Seminários diversos e oficinas temáticas, terreiros culturais, feiras, exposições e outras atividades, observação e intervenção in loco.
Palavras-chave Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Juventude e Trabalho.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.