ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, infância e família |
Setor | Departamento de Ciências Sociais |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Ana Elídia Mól Mendes |
Orientador | GUILLERMO VEGA SANABRIA |
Outros membros | Carolina Moreira Gomes Palhares Silva, Talita Regiane Santos Tolentino |
Título | Simbolismo dos Adornos Femininos Infantis |
Resumo | O presente trabalho aborda a visão da estética por meninas de três a seis anos na cidade de Viçosa - MG. Tratou-se de aspectos mais aparentes, como roupas, acessórios, maquiagens e até mesmo brinquedos. Nas conversas realizadas com as crianças, foi possível perceber a influência da mídia e da família na preferência por certos objetos. Tal preferência também tem explicações sociais. Anthony Seeger, no segundo capítulo de seu livro intitulado Os índios e nós, trata do significado dos ornamentos em diferentes sociedades tribais brasileiras. Em algumas dessas sociedades, utiliza-se de adereços para demonstrar quão importante é tal parte do corpo. Essa questão talvez possa ser enxergada também no grupo da amostra a ser analisada A questão aqui colocada em foco são os motivos envolvidos nos interesses das crianças por determinados utensílios de estética e qual a intensidade da influência dos pais e da mídia no consumo gerado por tais interesses. A pesquisa se fundamenta de forma qualitativa, isto é, de caráter descritivo que se pauta numa interpretação de fatos que ocorrem no meio social (NEVES, 1996). Para isso, utilizou-se a combinação de duas metodologias, que consistem na formação de três grupos de discussão e observação participante. A amostra pesquisada foi composta por meninas da faixa etária de 3 a 6 anos, pertencentes a escolas da rede pública e da rede privada do município de Viçosa – MG. É importante frisar que os pais e responsáveis estavam cientes e de acordo com nosso trabalho. O intuito da pesquisa está fundado em analisar as influências estéticas na construção do corpo físico e social infantil, por meio de observações e conversas. Ao abordar essas meninas, teve-se o cuidado de conseguir extrair significados dado por elas, sem influenciá-las de alguma maneira. Por lidar com crianças, foi necessário apresentar atividades pedagógicas que incentivasse o interesse pelo assunto. Ao abordá-las com imagens, objetos, desenhos e filme, pôde-se aproximar o tema à realidade das crianças. |
Palavras-chave | Estética, Corpo, Menina. |
Forma de apresentação..... | Painel |