Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5059

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda de Oliveira Araujo
Orientador ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA
Outros membros Desirrê Morais Dias, Josilene Lopes de Oliveira, Lívia Maria Donato
Título Categorização de produtos alimentícios segundo Brasil Food Trends
Resumo As sociedades no Brasil e no mundo vêm sofrendo profundas modificações nos padrões de consumo. É essencial entender e atender aos desejos de consumidores cada vez mais informados e, portanto, mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Diversos estudos realizados em todos os continentes por entidades governamentais ou empresas privadas apontam tendência dos consumidores buscarem produtos que apresentem características de conveniência, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e que tenham confiabilidade. Diante disso, o objetivo do trabalho foi fazer um levantamento de produtos do mercado alimentício que atendam às categorias de confiabilidade, sustentabilidade e conveniência em conformidade com as novas tendências alimentares propostas pelo Brasil Food Trends. Para a categorização dos produtos alimentícios foi realizada uma pesquisa em sites de indústrias alimentícias e diretamente em rótulos de alimentos. Do total de produtos avaliados (n=181), 45,85% atenderam a categoria conveniência, 29,28% a confiabilidade e 28,17% a sustentabilidade. Entre os produtos dos seis grupos de alimentos analisados, as hortaliças apresentaram maior percentual em relação à categoria de conveniência (57,69%), o que demonstra a preocupação da indústria em atender à necessidade das pessoas que estão passando por uma modificação da dieta tradicional para uma dieta com produtos prontos para o consumo ou que exijam pouca dedicação durante o seu preparo, como por exemplo, os vegetais minimamente processados ou aqueles já cozidos ou pré-cozidos. Em relação às demais categorias estudadas, os cereais e pseudocereais atenderam 39,02% e 43,90% da confiabilidade e sustentabilidade, respectivamente. O menor percentual foi encontrado na categoria de confiabilidade no grupo de leguminosas (9,52%). Conclui-se que os grupos estão atendendo diferentemente as propostas das novas tendências no mercado e que entre os produtos analisados, a conveniência foi a categoria que foi atingida com maior preponderância.
Palavras-chave categorias, mercado de alimentos, produtos
Forma de apresentação..... Painel
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