Resumo |
O livro “Memórias Contadas” foi estruturado a partir dos relatos das experiências das tutoras que compuseram e compõe o grupo e a partir de textos no formato de “depoimentos” de cada “petiana” ao final de sua permanência no PET/ED. Neste sentido, o livro teve como objetivo comemorar os 20 anos do PET/ED, trazendo para a comunidade acadêmica a contribuição e a importância do Grupo para a formação acadêmica não somente dos bolsistas, mas também para todos os discentes do curso, além de permitir a confraternização esperada para a data, onde todas as egressas tiveram oportunidades de se reunirem. As autoras do livro buscaram evidenciar suas experiências vividas dentro do Grupo, na transformação do mundo acadêmico e pessoal de cada ator social envolvido. Para a construção do livro foi feita uma análise documental realizada nos relatórios anuais do Grupo ao longo dos 20 anos, sendo que nesses relatórios havia uma parte destinada a “depoimentos” das egressas, onde elas relataram suas “impressões” e principalmente, como o PET havia modificado sua vida pessoal e acadêmica. Considerando tais dados, foi feita a organização dos depoimentos, bem como o relato das tutoras egressas e da atual tutora do PET/ED. A expectativa do Grupo foi a partir dessa metodologia, formalizar a construção intergeracional da memória do PET/ED na UFV. Nos depoimentos das "petianas", elas destacam a vivência no programa e sua importância na vida social e acadêmica, ressaltando que o PET não é apenas um programa do governo, mas uma escola e até mesmo uma família, onde todos aprenderam através das dificuldades e conflitos permitindo o amadurecer diante de situações que ocorreram durante sua permanência. Apontam ainda a colaboração dos projetos desenvolvidos e publicados dentro do PET/ED que permitiram uma melhor formação profissional para o mercado de trabalho. Quanto as tutoras, pode-se perceber que todas consideraram que, apesar de terem vivenciado momentos difíceis ao longo destes 20 anos, "Valeu a pena todos os 7.300 dias ao teu lado PET/ED”, como mencionado pela atual tutora do Grupo. Cada conquista advinda das lutas pela interrupção do Programa ao longo do tempo foram descritas como angustiantes, mas fortalecedoras para correção de rumos e para a confirmação da importância da metodologia tutorial para as instituições de ensino. Diante dos relatos, percebeu-se que, o trabalho do Grupo transcenderá as gerações que o idealizaram e as que se sucederem, pois a proposta dos Programas PET já é consolidada e tem história para justificá-lo como um Programa de excelência acadêmica e formação de cidadãos, bem como para uma transformação social. |