Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5056

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ÁLVARO MOTA HOMEM DE FARIA
Orientador MARILDA APARECIDA IONTA
Outros membros CECÍLIA DINIZ DE SOUZA
Título Ensino de História e Cinema
Resumo Está distante o tempo em que os manuais escolares constituíam a base do conhecimento histórico. Diversos debates sobre o que e como ensinar História tem mobilizado professores e pesquisadores da área. Esta investigação pretende contribuir com esses esforços buscando explorar nas aulas de história a linguagem cinematográfica. Portanto, pergunta-se nesta pesquisa: Que tipo de cultura histórica é veiculada pelo cinema? Por que os alunos se interessam pelos os faraós, os gladiadores, as bruxas, e se sentem desestimulados pelo saber histórico escolar? Para responder essas questões trabalha-se neste projeto de Ensino de História e cinema com filmes cujos temas são históricos. Essa utilização pedagógica do cinema, tem como objetivo produzir um material didático e metodologias de ensino que potencializem o trabalho dos professores de História do ensino básico e o conhecimento dos jovens sobre a história. Ademais, busca-se desenvolver uma prática educativa transdisciplinar que inclua a dimensão lúdica no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que a História é um processo vivo e assim também deve ser seu estudo.
Este projeto é realizado no Colégio de Aplicação da UFV e envolve os estudantes da primeira série. Durante a pesquisa, levantou-se uma série de sugestões de filmes para serem usados em sala de aula. A partir dos filmes exibidos e das aulas de linguagem cinematográfica, os alunos elaboram anualmente, desde 2010, suas próprias produções visuais com a duração de 1 minuto refletindo sobre temas contemporâneos.
Desde o desenvolvimento do projeto foram realizadas 5 mostras cinematográficas: I,II,III,IV e V Festival do Minuto. Isso resultou na produção de um DVD que reúne os melhores vídeos confeccionados a cada ano para serem distribuídos nas escolas municipais e estaduais da região.
Após a realização do Festival do Minuto de 2014 realizou-se uma avaliação qualitativa e quantitativa do trabalho desenvolvido. Os dados obtidos mostram que o projeto teve uma excelente recepção. Aproximadamente 93% dos alunos afirmaram se envolver intensamente e 86% disseram que o trabalho com o cinema contribuiu com sua formação intelectual e humana. As aulas de linguagem cinematográfica ministradas pelos bolsistas obtiveram aprovação de 86% dos estudantes. Estes resultados foram analisados e utilizados para aperfeiçoar a produção do VI Festival, assim como para a elaboração de artigos científicos.
Portanto, este projeto tem se concretizado como alternativa ao ensino de Ciências Humanas, cumprindo algumas metas propostas pelos PCN's e estimulando o interesse dos alunos pela história e cultura.No tange às potencialidades e os limites da utilização do cinema para o ensino de história, um dos estudantes relatou que o cinema contribuiu com conteúdo, com informação e ajudou na construção de argumentos e de análises críticas, mas sobretudo o cinema ajuda "a humanizar, ao levar para o espectador história de vida onde é possível identificação.
Palavras-chave Ensino, História, Cinema
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,73 segundos.