ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | ÁLVARO MOTA HOMEM DE FARIA |
Orientador | MARILDA APARECIDA IONTA |
Outros membros | CECÍLIA DINIZ DE SOUZA |
Título | Ensino de História e Cinema |
Resumo | Está distante o tempo em que os manuais escolares constituíam a base do conhecimento histórico. Diversos debates sobre o que e como ensinar História tem mobilizado professores e pesquisadores da área. Esta investigação pretende contribuir com esses esforços buscando explorar nas aulas de história a linguagem cinematográfica. Portanto, pergunta-se nesta pesquisa: Que tipo de cultura histórica é veiculada pelo cinema? Por que os alunos se interessam pelos os faraós, os gladiadores, as bruxas, e se sentem desestimulados pelo saber histórico escolar? Para responder essas questões trabalha-se neste projeto de Ensino de História e cinema com filmes cujos temas são históricos. Essa utilização pedagógica do cinema, tem como objetivo produzir um material didático e metodologias de ensino que potencializem o trabalho dos professores de História do ensino básico e o conhecimento dos jovens sobre a história. Ademais, busca-se desenvolver uma prática educativa transdisciplinar que inclua a dimensão lúdica no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que a História é um processo vivo e assim também deve ser seu estudo. Este projeto é realizado no Colégio de Aplicação da UFV e envolve os estudantes da primeira série. Durante a pesquisa, levantou-se uma série de sugestões de filmes para serem usados em sala de aula. A partir dos filmes exibidos e das aulas de linguagem cinematográfica, os alunos elaboram anualmente, desde 2010, suas próprias produções visuais com a duração de 1 minuto refletindo sobre temas contemporâneos. Desde o desenvolvimento do projeto foram realizadas 5 mostras cinematográficas: I,II,III,IV e V Festival do Minuto. Isso resultou na produção de um DVD que reúne os melhores vídeos confeccionados a cada ano para serem distribuídos nas escolas municipais e estaduais da região. Após a realização do Festival do Minuto de 2014 realizou-se uma avaliação qualitativa e quantitativa do trabalho desenvolvido. Os dados obtidos mostram que o projeto teve uma excelente recepção. Aproximadamente 93% dos alunos afirmaram se envolver intensamente e 86% disseram que o trabalho com o cinema contribuiu com sua formação intelectual e humana. As aulas de linguagem cinematográfica ministradas pelos bolsistas obtiveram aprovação de 86% dos estudantes. Estes resultados foram analisados e utilizados para aperfeiçoar a produção do VI Festival, assim como para a elaboração de artigos científicos. Portanto, este projeto tem se concretizado como alternativa ao ensino de Ciências Humanas, cumprindo algumas metas propostas pelos PCN's e estimulando o interesse dos alunos pela história e cultura.No tange às potencialidades e os limites da utilização do cinema para o ensino de história, um dos estudantes relatou que o cinema contribuiu com conteúdo, com informação e ajudou na construção de argumentos e de análises críticas, mas sobretudo o cinema ajuda "a humanizar, ao levar para o espectador história de vida onde é possível identificação. |
Palavras-chave | Ensino, História, Cinema |
Forma de apresentação..... | Painel |