Resumo |
O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolve ações de educação e de divulgação científica em Solos e Meio Ambiente junto às comunidades escolares de Viçosa e região. Muitas dessas ações são realizadas pelo “Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente” (PES), que desde 2000 desenvolve atividades com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e ampliar o conhecimento de solos. As ações do PES são embasadas no socioconstrutivismo de Paulo Freire, resgatando os saberes e construindo o conhecimento em conjunto por meio de projetos em escolas, cursos para professores, oficinas, exposições, formação de equipe e montagem de kits didáticos. O presente resumo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo PES em 2015. Foram realizadas exposições itinerantes, projetos em escolas e oficinas de formação de professores. Exposições aconteceram no III Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, em Viçosa (A Terra um planeta especial), na Câmara Municipal de Ubá, MG (A Terra um planeta especial e Solos: evolução e diversidade), na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em São Carlos, SP (O Solo é vivo), no XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Natal, RN (O Solo é vivo). Em Ubá, foi também ministrado um curso de capacitação para monitores. Ali as exposições permaneceram por um mês e receberam mais de 4000 pessoas. Na SBPC, a exposição participou do Circo da Ciência no período de 12 a 18 de julho, e foi visitada por mais de cinco mil pessoas. O PES também está realizando o projeto temático “O Solo é Vivo: Investigando a vida no solo” com 16 escolas públicas de educação básica de Viçosa. Para este projeto foram confeccionados kits didáticos, manual de manuseio, e a exposição intitulada “O Solo é Vivo!”. O Programa também contribuiu com o curso “Solos e Agroecologia” para professores da educação básica, contando com a presença de 18 professoras em cinco encontros (24 horas). As atividades preparatórias para a realização das ações são importantes momentos de formação dos estagiários do Museu, onde estes, além de se apropriar do conteúdo, se empoderam individual e coletivamente das práticas pedagógicas do PES. Além disso, as ações se dão em interação e articulação com outros projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV, ampliando o diálogo e a troca de saberes entre diferentes atores. |