Resumo |
O Grupo Capoeira Alternativa e o grupo Senzala Viçosa de Capoeira em parceria com equipe pedagógica do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) e Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), Divisão de Esporte e Lazer e Departamento de Dança da UFV desenvolvem desde 2008 o trabalho de educação infantil, tendo a Capoeira como ferramenta de ensino/ aprendizagem para crianças de 4 à 6 anos de idade. Sendo também este ano ampliado para as turmas de 2 e 3 anos através da professora Fernanda participante do projeto e do grupo Capoeira Alternativa. Dessa forma, no ano de 2015, o trabalho continua sendo desenvolvido através do projeto de extensão “A Capoeira na Educação Infantil: Experiências de Cultura e Arte por meio do lúdico”. São realizadas semanalmente uma aula de Capoeira tanto no LDI (com crianças de quatro anos), quanto no LDH (com crianças de cinco anos), tendo como objetivo a utilização da prática da Capoeira como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizado infantil. Estimulando na criança o desenvolvimento e consciência corporal, coordenação motora, lateralidade, musicalidade, noção de tempo-espaço, fazendo da aula uma grande brincadeira dirigida e transdisciplinar. Espera-se também, divulgar a Capoeira e seus benefícios, além de incentivar sua valorização dentro da Universidade, estendendo para a toda a comunidade de Viçosa, através das professoras, dos pais e mães das crianças. Outra ação desenvolvidas com as crianças são: um curso por ano com Mestres tradicionais da Capoeira, que possuem vasta experiência na área de Capoeira infantil, contribuindo diretamente para capacitação das pessoas que desenvolvem o projeto; e o Batizado Infantil, evento em que as crianças, recebem a graduação de Capoeira, em que são reconhecidas pela sua dedicação, aumentando a auto-estima e estimulando o interesse em dar continuidade à prática da Capoeira. Os agentes envolvidos distinguem, a cada aula, os resultados alcançados, que apontam para o desenvolvimento das crianças tanto no que diz respeito ao estímulo à criatividade, musicalidade e lateralidade, bem como em relação aos comportamentos que envolvem valores como humildade, disciplina, cooperação e respeito à diversidade. É percebida ainda a assimilação e difusão por parte das crianças de fatos históricos que relacionam a Capoeira e a Cultura Popular. Logo, a partir das atividades desenvolvidas, as crianças vivenciam uma ocasião de formação da personalidade, envolvendo valores imprescindíveis para convívio social, como, por exemplo, a humildade, a aceitação e o respeito às limitações do outro. Sendo assim, é construído coletivamente um espaço de inclusão social, em que todos seus integrantes são tratados de forma igualitária, além de desempenharem papel de agentes difusores, tanto da cultura, quanto da utilização da Capoeira como ferramenta pedagógica na educação infantil em espaços formais e não-formais de ensino. |