Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5046

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bianca Christian Medeiros Sales
Orientador Ana Paula Fernandes de Mendonça
Outros membros Fernando Januário da Silva, Maria Cândida Januzzi de Oliveira, Sandra Regina Machado, Vanilda Helena Sales Tibúrcio
Título Diálogos interdisciplinares em saúde mental
Resumo Introdução: A presente proposta de trabalho está voltada para oficinas terapêuticas junto a usuários do Semente – Serviço de Atenção à Saúde Mental/AGROS – Instituto UFV de Seguridade Social. O Semente desenvolve ações interdisciplinares em saúde mental a partir do acompanhamento sistemático de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes bem como de seus familiares. Visa a estabilização psicossocial de seus usuários, desenvolvendo ações terapêuticas por meio de práticas como oficinas interdisciplinares, atendimentos em grupo, clínicos individuais e atividades de inclusão. Em 2015, o projeto apresentado pela equipe denominado “Diálogos Interdisciplinares em Saúde Mental, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Viçosa se propõe discutir, a partir das ações da pedagogia e da dança, a seguinte questão: Como é possível desenvolver oficinas voltadas para artes e cultura que contribuam para as ações terapêuticas junto a pacientes da saúde mental? Objetivos: Desenvolver ações terapêuticas que favoreçam a voz dos sujeitos, estimulem a socialização, contribuam para a reorganização interna, proporcionando momentos de criação livre e orientada; bem como avaliar as possibilidades e os desafios no trabalho com artes e cultura junto a pacientes da saúde mental. Metodologia: A proposta qualitativa a que se dedica o projeto será organizada em formato de oficinas, tendo como base, o método dialógico, o teatro como recurso pedagógico central, além da música e da literatura. O projeto terá três etapas: sensibilização, operacionalização e registro. A pesquisa será realizada com os usuários do Semente (homens e mulheres, em torno de 20 pessoas, na faixa etária entre 30 e 60 anos). Para analisar os dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Ainda não há resultados uma vez que o projeto teve início recentemente, entretanto pretende-se apresentar a proposta e estimular a possibilidade de debates sobre o tema por meio do Simpósio de Integração Acadêmica. Conclusões: Estima-se que a utilização da arte e da cultura como recurso terapêutico tem a contribuir na construção de práticas em saúde mental, possibilitando espaços de expressão do sujeito em sofrimento psíquico a partir do trabalho com teatro, música, literatura, artes e artesanato. Compreende-se ainda que é importante promover debates no meio acadêmico sobre saúde mental e sua interlocução com artes e cultura de maneira que a troca de ideias e de experiências possa contribuir com as futuras ações e o referido campo de conhecimento.
Palavras-chave Saúde mental, artes, oficinas terapêuticas
Forma de apresentação..... Oral
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