| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Artes cênicas, dança e teatro |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Bianca Christian Medeiros Sales |
| Orientador | Ana Paula Fernandes de Mendonça |
| Outros membros | Fernando Januário da Silva, Maria Cândida Januzzi de Oliveira, Sandra Regina Machado, Vanilda Helena Sales Tibúrcio |
| Título | Diálogos interdisciplinares em saúde mental |
| Resumo | Introdução: A presente proposta de trabalho está voltada para oficinas terapêuticas junto a usuários do Semente – Serviço de Atenção à Saúde Mental/AGROS – Instituto UFV de Seguridade Social. O Semente desenvolve ações interdisciplinares em saúde mental a partir do acompanhamento sistemático de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes bem como de seus familiares. Visa a estabilização psicossocial de seus usuários, desenvolvendo ações terapêuticas por meio de práticas como oficinas interdisciplinares, atendimentos em grupo, clínicos individuais e atividades de inclusão. Em 2015, o projeto apresentado pela equipe denominado “Diálogos Interdisciplinares em Saúde Mental, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Viçosa se propõe discutir, a partir das ações da pedagogia e da dança, a seguinte questão: Como é possível desenvolver oficinas voltadas para artes e cultura que contribuam para as ações terapêuticas junto a pacientes da saúde mental? Objetivos: Desenvolver ações terapêuticas que favoreçam a voz dos sujeitos, estimulem a socialização, contribuam para a reorganização interna, proporcionando momentos de criação livre e orientada; bem como avaliar as possibilidades e os desafios no trabalho com artes e cultura junto a pacientes da saúde mental. Metodologia: A proposta qualitativa a que se dedica o projeto será organizada em formato de oficinas, tendo como base, o método dialógico, o teatro como recurso pedagógico central, além da música e da literatura. O projeto terá três etapas: sensibilização, operacionalização e registro. A pesquisa será realizada com os usuários do Semente (homens e mulheres, em torno de 20 pessoas, na faixa etária entre 30 e 60 anos). Para analisar os dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Ainda não há resultados uma vez que o projeto teve início recentemente, entretanto pretende-se apresentar a proposta e estimular a possibilidade de debates sobre o tema por meio do Simpósio de Integração Acadêmica. Conclusões: Estima-se que a utilização da arte e da cultura como recurso terapêutico tem a contribuir na construção de práticas em saúde mental, possibilitando espaços de expressão do sujeito em sofrimento psíquico a partir do trabalho com teatro, música, literatura, artes e artesanato. Compreende-se ainda que é importante promover debates no meio acadêmico sobre saúde mental e sua interlocução com artes e cultura de maneira que a troca de ideias e de experiências possa contribuir com as futuras ações e o referido campo de conhecimento. |
| Palavras-chave | Saúde mental, artes, oficinas terapêuticas |
| Forma de apresentação..... | Oral |