Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5044

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Maiky Lopes Paulo
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Andressa Marques da Silva, Letícia Quirino Moreira, Lúcia Magalhães Torres Bueno, Vitor Alves da Silveira, Wellington Matheus de Paula Maia
Título Maquetes interativas no ensino de botânica
Resumo O ensino de botânica é fundamentalmente teórico no Brasil, sendo uma das áreas do conhecimento que necessitam de uma visão diretamente conectada à natureza, que possui grande complexidade, muitas vezes simplificada nos livros. Dentro desse contexto, foram implantadas maquetes interativas no Parque Interativo de Botânica (PIB), que é um espaço de ciência instalado na Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae - UPCB (Bromeliário) no campus da Universidade Federal de Viçosa. Possui uma área total de 2.400 m2 dividida em cinco setores: túnel evolutivo, maquetes interativas, jardim temático dos biomas/ecossistemas brasileiros, oficina do conhecimento e a coleção botânica de Bromeliaceae, considerada uma das maiores coleções botânicas de bromélias do Brasil. As Maquetes Interativas são representadas por cinco estruturas: a “flor”, a “árvore”, a “célula vegetal” e o “cladograma”. Estas estruturas têm como objetivos materializar conteúdos teóricos abordados nas aulas de botânica, especialmente para ensino fundamental e médio. A maquete da “flor” é uma representação morfológica das estruturas florais: sépalas, pétalas, estames e carpelos. A “árvore” representa uma planta seccionada, para abordagem de conteúdos das áreas de anatomia e fisiologia vegetal, com uma estrutura própria para dinâmicas de ilustrações. A “célula vegetal” representa a unidade vegetal básica dos tecidos, com suas organelas(unidades funcionais) dispostas tridimensionalmente. O “cladograma” representa as relações filogenéticas dos grandes grupos vegetais, com amostras de espécies conhecidas dos diferentes clados. Todas as maquetes possuem banners explicativos próprios, que complementam as informações das mesmas. Estas maquetes interativas têm despertado o interesse dos estudantes pelo estudo de botânica. Estas estruturas metodológicas para ensino de botânica, com uma abordagem mais prática, constitui um modelo para complementação didático-educacional nas escolas, podendo alcançar resultados qualitativos expressivos.
Palavras-chave Maquetes Interativas, Botânica, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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