Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5040

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rafael Oliveira Veiga Santos
Orientador Heloisa Maria Teixeira
Outros membros Ana Carolina do Carmo Leonor
Título África: Um Continente a Ser Descoberto Pelas Escolas de Viçosa, MG
Resumo Este trabalho foi pensado enquanto cursávamos as disciplinas de “História e Cultura Afro-brasileira” (HIS 433) e “Prática do Ensino de História I” (HIS 462). Através das discussões abordadas em sala, tomamos contato com diversas problemáticas envolvendo as áreas do Ensino de História e, em específico, a História Africana e Afro-brasileira. Portanto, a submissão deste trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre o Decreto-Lei 10.639/03 e seu descumprimento doze anos após a promulgação. Resolução esta que se tornou referência fundamental para as aulas de História, ao passo que torna obrigatória, nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio, a reflexão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras nas escolas.
Elencamos três possíveis motivos que justificam a pouca aplicação da lei nos conteúdos programáticos escolares. O preconceito em torno da matriz africana é o primeiro deles e relaciona-se de forma profunda com o segundo: o despreparo dos atuais professores de História. Afinal, desconhecer determinada cultura leva-nos à fácil assimilação de estereótipos e preconceitos populares. Por último, ainda que de enorme impacto, há escassez de materiais didáticos adequados, o que acaba por dificultar ainda mais a análise da História Africana e Afro-Brasileira nas escolas. Essa inaptidão dos profissionais está diretamente relacionada à formação, que é o reflexo das grades curriculares universitárias. Pensando nessa relação, trabalharemos principalmente a formação de licenciandos em História da Universidade Federal de Viçosa.
A parte prática desta pesquisa será baseada nas escolas públicas do município de Viçosa, em Minas Gerais. Analisaremos o conhecimento dos alunos acerca da História Africana e Afro-Brasileira, através de pequenos questionários. Também realizaremos pequenas entrevistas com alguns professores do Ensino Básico que ministram aulas de História.
No término da pesquisa, sugerimos a reflexão para elaboração de métodos que facilitem o ensino desta temática.
Palavras-chave Lei 10.639, Ensino de História, Ensino Fundamental e Médio.
Forma de apresentação..... Painel
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