ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de História |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Rafael Oliveira Veiga Santos |
Orientador | Heloisa Maria Teixeira |
Outros membros | Ana Carolina do Carmo Leonor |
Título | África: Um Continente a Ser Descoberto Pelas Escolas de Viçosa, MG |
Resumo | Este trabalho foi pensado enquanto cursávamos as disciplinas de “História e Cultura Afro-brasileira” (HIS 433) e “Prática do Ensino de História I” (HIS 462). Através das discussões abordadas em sala, tomamos contato com diversas problemáticas envolvendo as áreas do Ensino de História e, em específico, a História Africana e Afro-brasileira. Portanto, a submissão deste trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica sobre o Decreto-Lei 10.639/03 e seu descumprimento doze anos após a promulgação. Resolução esta que se tornou referência fundamental para as aulas de História, ao passo que torna obrigatória, nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio, a reflexão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Elencamos três possíveis motivos que justificam a pouca aplicação da lei nos conteúdos programáticos escolares. O preconceito em torno da matriz africana é o primeiro deles e relaciona-se de forma profunda com o segundo: o despreparo dos atuais professores de História. Afinal, desconhecer determinada cultura leva-nos à fácil assimilação de estereótipos e preconceitos populares. Por último, ainda que de enorme impacto, há escassez de materiais didáticos adequados, o que acaba por dificultar ainda mais a análise da História Africana e Afro-Brasileira nas escolas. Essa inaptidão dos profissionais está diretamente relacionada à formação, que é o reflexo das grades curriculares universitárias. Pensando nessa relação, trabalharemos principalmente a formação de licenciandos em História da Universidade Federal de Viçosa. A parte prática desta pesquisa será baseada nas escolas públicas do município de Viçosa, em Minas Gerais. Analisaremos o conhecimento dos alunos acerca da História Africana e Afro-Brasileira, através de pequenos questionários. Também realizaremos pequenas entrevistas com alguns professores do Ensino Básico que ministram aulas de História. No término da pesquisa, sugerimos a reflexão para elaboração de métodos que facilitem o ensino desta temática. |
Palavras-chave | Lei 10.639, Ensino de História, Ensino Fundamental e Médio. |
Forma de apresentação..... | Painel |