Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5038

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lais Cardoso dos Santos
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Shayenne Figueiredo Silva Oliveira, Andreza de Faria Alves Cruz, Túlio de Oliveira gomes, Valdeir Carlos de Oliveira
Título A gincana como estratégia lúdica no ensino de química
Resumo A Escola Estadual Alice Loureiro é uma escola pequena, mas que prima pela qualidade do ensino e tem um corpo docente engajado, comprometido e entusiasmado com a educação. Em busca de estratégias diferenciadas, os pibidianos juntos com o supervisor do PIBID organizaram uma gincana a fim de estimular e agregar os alunos, propiciando uma forma lúdica de trabalhar conceitos químicos. Inicialmente os alunos do 9° do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio foram divididos em cinco equipes diferentes, identificadas pelas cores; vermelha, amarela, azul, branca e preta. Cada uma das equipes era composta por alunos de todas as séries participantes, ou seja, as equipes eram mistas. As equipes foram divididas em vários outros grupos que participaram de jogos simultâneos, entre eles jogos de tabuleiro, jogo de passa ou repassa, jogo de baralho químico e uma dinâmica interativa envolvendo multimidia, e para cada uma das participações era atribuída uma pontuação. Além disso, as equipes tinham como tarefa produzir um vídeo sobre um experimento químico que foi então avaliado pela comissão coordenadora do evento. Observou-se que o evento contou com a participação da maioria dos alunos da escola e os vídeos produzidos foram de alta qualidade, tanto que, dois deles foram selecionados para montagem de um trabalho a ser apresentado posteriormente na Feira de Conhecimento, promovido pela Universidade Federal de Viçosa. Um dos trabalhos selecionados tinha como tema “o amadurecimento da banana com carbureto”. Esse, por sua vez, consistia em duas etapas, a primeira, uma comparação do amadurecimento da banana com e sem o carbureto com o intuito de averiguar se efetivamente o carbureto afeta o amadurecimento da banana e, a segunda etapa tinha o objetivo de verificar a liberação do etileno a partir da reação do carbureto com a água. Para comprovação da liberação deste gás, realizou-se a combustão do mesmo, confirmando que é o etileno o composto responsável pela maior rapidez na maturação da banana. O outro trabalho tinha como tema “a remoção do sal da água salgada” (dessalinização). O tema abordado foi contemplado tendo em vista as preocupações apresentadas com a escassez de água na cidade de Viçosa. Conforme as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, trabalhos em equipe devem ser sempre estimulados pois permitem o desenvolvimento de várias habilidades e competências recomendados, além disso o ensino através de jogos, principalmente com jovens nesta faixa etária, é uma estratégia comprovadamente acertada para fins didáticos. Os resultados alcançados foram muito promissores e nova versão do evento já está sendo elaborada.
Palavras-chave gincana, aprendizado, aluno
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.