Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5032

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ângela Ambrosim Zanquetto
Orientador Heloisa Maria Teixeira
Título Nova perspectiva de abordagem educacional sobre mulheres na disciplina de História: descortinando o machismo e o sexismo nos livros didáticos.
Resumo O presente trabalho parte da premissa de que os livros didáticos de história ainda contêm em sua narrativa a ampla dominação e difusão da figura masculina – principalmente de brancos que compunham a elite –, seja pelo olhar dos sujeitos históricos, seja a partir dos temas abordados. Tanto na vida privada como na pública, o protagonismo dos homens predomina. A vida privada entra em destaque como forma de dominação masculina sobre a mulher, que, nos livros didáticos, tem seu valor diminuído em decorrência de colocar no centro a ideia de fragilidade feminina, sua dependência e obediência à figura masculina, sendo seu único papel procriar, cuidar dos filhos e do lar. Livros didáticos que tomam esse posicionamento estereotipam e reforçam o machismo e o sexismo, ainda presentes em nossa sociedade, excluindo as mulheres como agentes históricos e proporcionando a visão do grupo “dominante”. Nas escolas, são visíveis as dificuldades dos docentes para desconstruir esse tipo de visão – levando em consideração que o livro didático tem um peso substancial no modo como a aula será dada e quais conteúdos serão abordados. Cabe aos docentes buscar alternativas para que esses estereótipos não sejam reforçados: o machismo e o sexismo ultrapassa a narrativa do livro didático se manifestando – negativamente – na vida das mulheres através da violência sexual, patrimonial, psicológica, agressão física e a desigualdade entre os gêneros. Baseando-se nessa dificuldade de abordagens alternativas, nosso texto busca ofertar aos graduandos das licenciaturas, sobretudo de História, alternativas didáticas para lidar com a ausência das mulheres nos livros escolares. Nossa proposta não consiste em construir uma “História das mulheres”, mas fazer um recorte diferente da visão masculina e dominadora. Ao buscar personalidades femininas que, de certo modo, contribuíram para alguns fenômenos históricos ditos importantes, tencionamos fornecer visibilidade e representatividade – tantas vezes ausente nas salas de aula – às mulheres no contexto histórico.
Palavras-chave Mulheres, Livros Didáticos, Representatividade
Forma de apresentação..... Painel
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