Resumo |
O presente trabalho parte da premissa de que os livros didáticos de história ainda contêm em sua narrativa a ampla dominação e difusão da figura masculina – principalmente de brancos que compunham a elite –, seja pelo olhar dos sujeitos históricos, seja a partir dos temas abordados. Tanto na vida privada como na pública, o protagonismo dos homens predomina. A vida privada entra em destaque como forma de dominação masculina sobre a mulher, que, nos livros didáticos, tem seu valor diminuído em decorrência de colocar no centro a ideia de fragilidade feminina, sua dependência e obediência à figura masculina, sendo seu único papel procriar, cuidar dos filhos e do lar. Livros didáticos que tomam esse posicionamento estereotipam e reforçam o machismo e o sexismo, ainda presentes em nossa sociedade, excluindo as mulheres como agentes históricos e proporcionando a visão do grupo “dominante”. Nas escolas, são visíveis as dificuldades dos docentes para desconstruir esse tipo de visão – levando em consideração que o livro didático tem um peso substancial no modo como a aula será dada e quais conteúdos serão abordados. Cabe aos docentes buscar alternativas para que esses estereótipos não sejam reforçados: o machismo e o sexismo ultrapassa a narrativa do livro didático se manifestando – negativamente – na vida das mulheres através da violência sexual, patrimonial, psicológica, agressão física e a desigualdade entre os gêneros. Baseando-se nessa dificuldade de abordagens alternativas, nosso texto busca ofertar aos graduandos das licenciaturas, sobretudo de História, alternativas didáticas para lidar com a ausência das mulheres nos livros escolares. Nossa proposta não consiste em construir uma “História das mulheres”, mas fazer um recorte diferente da visão masculina e dominadora. Ao buscar personalidades femininas que, de certo modo, contribuíram para alguns fenômenos históricos ditos importantes, tencionamos fornecer visibilidade e representatividade – tantas vezes ausente nas salas de aula – às mulheres no contexto histórico. |