Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5027

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Angélica Silvestre Louback
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Título A Reforma do Ensino Médio e a criação da Base Nacional Comum: uma análise sobre os discursos docentes e discentes da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres – ESEDRAT.
Resumo O papel do ensino médio na educação formal e os debates sobre o mesmo estimularam este trabalho.Uma indagação que persiste é – qual a função do ensino médio para os jovens do século XXI? O que eles devem aprender nesse período? Devem preparar-se para a entrada na universidade ou para o mundo do trabalho? Os avanços tecnológicos que ocorreram em um curtíssimo espaço de tempo no mundo, principalmente na área da informação e da comunicação têm provocado uma rápida superação dos conhecimentos e coloca para os educadores, para os alunos e para a sociedade uma questão decisiva: a educação precisa de novos arranjos para dialogar num contexto tão diverso e que vem sempre se modificando. A Rede Nacional de Educação Básica é enorme gigantesca, já passa de mais de cinquenta milhões de estudantes e mais ou menos dois milhões de professores. No ano de 2014 foi lançado o novo Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-2024), ele salienta para a necessidade da criação de uma Base Curricular Comum, que já está na legislação do país desde 1988, na Constituição Brasileira. Não é a criação um currículo mínimo que os órgãos educacionais, juntamente com a sociedade, pretendem pelo que parece até agora. É uma ampliação dos significados do ambiente escolar e o enquadramento das necessidades regionais e municipais. Pretende-se a discussão para se criar tal base e saber o que a escola se propõe. Quais as habilidades e competências esses alunos devem ter acesso dentro deste espaço e neste tempo? Para desenvolver este trabalho pretendo escutar as partes que convivem neste ambiente e relacioná-las com a bibliografia disponível. Este tema é relevante, principalmente quando pensamos em longo prazo e sabemos que a escola básica é um tempo e um espaço frequentados por alunos desde a mais tenra idade até a fase jovem de suas vidas e deveriam sair dali em condições de realizar uma série de atividades da vida cotidiana e ingressar no ensino superior. O PIBID-Sociologia procura levantar esta questão procurando contribuir para destacar a necessidade de discussão do assunto.
Palavras-chave Plano Nacional de Educação, Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum.
Forma de apresentação..... Painel
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