Resumo |
O projeto “Educação sexual e formação de educadores/as: ampliando o diálogo” é um projeto de extensão universitária financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) que tem como participante educadores(as) da rede municipal e estadual de educação de Viçosa, supervisores(as) do PIBID e educandos(as) regularmente matriculados(as) em cursos de licenciatura da UFV interessados/as nos estudos referentes à sexualidade e suas possibilidades de abordagens no ensino. Em síntese, o projeto de ação extensionista pode ser compreendido como um convite de acolhida às diferentes experiências de educadores(as) e educandos(as) em processo de formação docente; um momento de diálogo em que os(as) participantes podem refletir e (re)significarem a partir de suas experiências as diversas possibilidades de atuação referentes a sexualidade no ambiente escolar. Como objetivos específicos o projeto visa criar em seus encontros mensais espaços de formação para trocas de experiências, diálogos e debates sobre as questões que envolvem o corpo, o gênero e a sexualidade nas escolas da rede pública de Viçosa e na própria universidade. Representa o desejo de um passo significativo em direção à formação de profissionais competentes para atuarem, com mais segurança e embasamento teórico, no campo da educação sexual. Neste primeiro semestre letivo de 2015, foram realizados quatro encontros do projeto, todos mediados por professores e estudantes da Universidade Federal de Viçosa que possuem um embasamento teórico no campo da Diversidade Sexual e de Gênero na educação. Por meio de dinâmicas, diálogos, músicas e material teórico trabalhamos assuntos como sexualidade, relações de gênero, corpo, homossexualidade, transexualidade, preconceito, monogamia, relações livres, entre outros. Através dos processos de avaliação realizados em cada encontro, percebe-se que a ação extensionista está contribuindo para o desenvolvimento de reflexões que contribuem significativamente para orientar a abordagem de situações referentes a sexualidade presentes nas escolas. A resposta dos(as) envolvidos(as) tem sido positiva e espera-se que estes possam agir como profissionais reflexivos/as capazes de se posicionarem em relação à educação sexual de maneira crítica e responsável, combatendo a violência física e simbólica presente nos discursos homofóbicos e/ou sexistas contidas no âmbito escolar. |