Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5014

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Luciana Elizabeth Rodrigues Lopes
Orientador TELMA REGINA DA COSTA GUIMARAES BARBOSA
Outros membros Ana Luiza Rodrigues Lins, Andréia de Fátima Hoelzle Martins
Título Avaliação de resultados e Impactos da campanha Outubro Rosa sobre a consciência da mulher na microrregião de Viçosa-MG
Resumo O Marketing social objetiva a busca de mudanças de comportamento de determinada sociedade, por meio de campanhas, normalmente patrociandas por entes públicos. A campanha Outubro Rosa é uma campanha de marketing social na área da saúde. Visa alertar as mulheres sobre o câncer de mama, fornecendo informações sobre a doenca, suas formas de prevenção e a importância da detecção precoce. Atualmente essa campanha faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e recebe apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Sistema Unificado de Saúde (SUS). Dessa forma, a campanha passou a receber incentivos governamentais. O presente estudo visa a realização de um diagnóstico sobre a campanha “Outubro Rosa” de modo a avaliar seus parâmetros de produção e de resultados em referência ao seu público-alvo. A microrregião de Viçosa-MG foi escolhida como local de estudo por situar-se na região Sudeste do Brasil, região em que há maior taxa de incidência do câncer de mama, e por ser uma região de fácil acesso dos pesquisadores. O estudo é do tipo qualitativo e os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisadores.Entre os resultados, foi identificado o perfil do público-alvo da campanha na localidade sendo esse consituído de mulheres que, em sua maioria, habitam a zona urbana das cidades, não possuem o costume de praticar exercícios físicos, ingerem bebida alcoólica de vez em quando, amamentaram cada um de seus filhos por um período entre um e dois anos e que possuem o hábito de fazer os exames preventivos, ou sejam a mamografia e o exame clínico das mamas. Entre os parâmetros de produção da campanha, o estudo revela a importância do papel dos Agentes de Saúde (AS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os AS atuam diretamente na promoção da campanha e as UBS realizam a campanha durante todo o mês de Outubro repassando informações acerca da saúde da mulher e realizando os exames preventivos. Interferindo na lembrança da campanha,as entidades participantes iluminam em tom de rosa monumentos e prédios públicos, bem como fornecem pequenos laços na cor rosa - o símbolo da campanha. A avaliação dos resultados da campanha revela que essa tem a capacidade de ser lembrada pela população-alvo e que a maior parte das mulheres entrevistadas possue informações acerca do que a campanha divulga e da importância de tomar os cuidados alertados por ela. Contudo, essa campanha por si só não consegue gerar mudança no comportamento dessas mulheres. Foi percebido que as mulheres que tomavam os cuidados propostos pela campanha o fazem por terem tido casos de câncer de mama na família ou por terem sido instruídas por médicos e agentes de saúde. Os resultados do estudo apontam para uma necessidade de revisão da forma de comunicação e entrega da campanha.
Palavras-chave Campanha de marketing social, Outubro Rosa, Microrregião de Viçosa-MG.
Forma de apresentação..... Painel
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