Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5008

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Isadora Fernandes Soares
Orientador LUCIANA BEATRIZ BASTOS AVILA
Outros membros Tânia Lázaro Martins
Título Pibid-Letras Em Cena: teatro na escola e suas possibilidades
Resumo O “Pibid-Letras Em Cena” é uma atividade a ser desenvolvida por bolsistas do Pibid Letras-Português durante o segundo semestre de 2015. A proposta é a de se adaptar e encenar um conto para os alunos e professores da Escola Estadual Raul de Leoni. Um dos objetivos é o de levar arte e literatura para todos os atuantes do espaço-escola e estimular a visão crítica, além de proporcionar interação e um momento descontraído entre os participantes desse ambiente. Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) também serão convidados para assistir à apresentação. Os atores da peça serão os próprios alunos da escola, cursando o Ensino Médio, os quais irão trabalhar com uma possível interpretação do conto “Tickets, Please” do escritor inglês D. H. Lawrence. O conto em questão aborda temas como a inserção da mulher no mercado de trabalho e como ela enxerga essa mudança. Na peça, notamos como os protagonistas estão confusos com a nova posição da mulher na sociedade inglesa perturbada pela Primeira Guerra Mundial. Dentre o planejamento das atividades, os alunos, com auxílio da professora-regente e alguns bolsistas do subprojeto Pibid-Letras, irão orientar uma atividade de retextualização do conto, isto é, modificar o gênero conto para o gênero peça, além da produção da encenação da história, de acordo com possibilidades de cenário e atores. Os alunos serão divididos entre elenco e produção, cada um com uma responsabilidade, para que seja possível concretizar o projeto. O desenvolvimento de atividades como essa dentro do espaço-escola é importante para instigar a criticidade dos alunos, além de despertar o interesse pelas atividades literárias e culturais. O conto escolhido será trabalhado com os alunos de forma a construir uma interpretação a ser oferecida para o público, proporcionando uma reflexão de nossas próprias atitudes e ações frente à realidade que nos cerca. Será apresentado, também, antes da encenação, um pequeno resumo sobre a peça e suas condições de produção, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre os plots e as ações da peça. Por fim, os alunos participantes da montagem serão convidados a escrever uma pequena narrativa contando sua experiência como atores/produtores, sua apreciação do trabalho.
Palavras-chave Educação, Teatro, Retextualização
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.