Resumo |
O “Pibid-Letras Em Cena” é uma atividade a ser desenvolvida por bolsistas do Pibid Letras-Português durante o segundo semestre de 2015. A proposta é a de se adaptar e encenar um conto para os alunos e professores da Escola Estadual Raul de Leoni. Um dos objetivos é o de levar arte e literatura para todos os atuantes do espaço-escola e estimular a visão crítica, além de proporcionar interação e um momento descontraído entre os participantes desse ambiente. Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) também serão convidados para assistir à apresentação. Os atores da peça serão os próprios alunos da escola, cursando o Ensino Médio, os quais irão trabalhar com uma possível interpretação do conto “Tickets, Please” do escritor inglês D. H. Lawrence. O conto em questão aborda temas como a inserção da mulher no mercado de trabalho e como ela enxerga essa mudança. Na peça, notamos como os protagonistas estão confusos com a nova posição da mulher na sociedade inglesa perturbada pela Primeira Guerra Mundial. Dentre o planejamento das atividades, os alunos, com auxílio da professora-regente e alguns bolsistas do subprojeto Pibid-Letras, irão orientar uma atividade de retextualização do conto, isto é, modificar o gênero conto para o gênero peça, além da produção da encenação da história, de acordo com possibilidades de cenário e atores. Os alunos serão divididos entre elenco e produção, cada um com uma responsabilidade, para que seja possível concretizar o projeto. O desenvolvimento de atividades como essa dentro do espaço-escola é importante para instigar a criticidade dos alunos, além de despertar o interesse pelas atividades literárias e culturais. O conto escolhido será trabalhado com os alunos de forma a construir uma interpretação a ser oferecida para o público, proporcionando uma reflexão de nossas próprias atitudes e ações frente à realidade que nos cerca. Será apresentado, também, antes da encenação, um pequeno resumo sobre a peça e suas condições de produção, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre os plots e as ações da peça. Por fim, os alunos participantes da montagem serão convidados a escrever uma pequena narrativa contando sua experiência como atores/produtores, sua apreciação do trabalho. |