Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 5002

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Silva de Souza
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Outros membros Genival Souza Bento Júnior, Soraia Aparecida Monteiro
Título Uma experiência no ensino de sociologia em contexto prisional
Resumo O ensino de sociologia no ensino médio apesar de aprovado pela da Lei 11.684 de 02 de junho de 2008, apresenta uma serie de fragilidades, desde o número de professores certificados e atuantes na área até a forma como são passados os conteúdos. Visando uma formação completa e de qualidade dos estudantes de Ciências Sociais da UFV, a disciplina de Prática de Ensino I (CIS 490) trouxe uma proposta inovadora no 1° semestre de 2015, a observação participante nas diversas modalidades de ensino. Para isso a turma foi dividida em grupos e o presente trabalho retrata o período de observação vivenciado na instituição prisional de Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC Viçosa). A atual legislação de normatização da Educação Prisional (EP) percorre uma trilha desde 1988, com a formulação da Constituição brasileira, sendo complementado ao longo dos anos vários decretos e leis, sendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), uma das mais importantes. No espaço da APAC funciona a escola prisional Cid Batista e o ensino médio é ofertado em parceria com o CESEC - Centro Estadual de Educação Continuada “Dr. Altamiro Saraiva”. A escolha do espaço de atuação se deu pelo acesso facilitado, considerando que a instituição é menos rígida devido a sua metodologia. A inserção nesses espaços diferenciados de ensino objetiva conhecer as peculiaridades dos respectivos espaços e proporcionar aos futuros profissionais uma formação inicial ampla e especializada. Trata-se de um estudo de caso, pois se buscou conhecer todas as características do espaço e da sua população, complementando com a observação participante na sala de aula de Sociologia. Constatou-se que a escola possui uma única turma de sociologia com 8 alunos que estão se preparando para o ENEM. As aulas de sociologia são bastante diversas, sempre utilizando de variados recursos, o mais comum é o uso de slides, pois se trata de estudantes que permaneceram muito tempo longe da escola, portanto o professor busca trabalhar com imagens, de maneira a favorecer a aprendizagem. Outro recurso bastante utilizado é a exibição de filmes. Os alunos são muito participativos, se envolvem nas discussões sobre o tema trabalhado, são curiosos e sempre pedem que o professor faça atividades diferentes, como exercícios, dinâmicas, vídeos, entre outros. Considerando esse período de vivencia na APAC, destaca-se, a necessidade de mudanças culturais no entendimento do papel das prisões, apesar da lei que garante o direito à educação ter mais de duas décadas de existência, esta ainda não foi cumprida na sua essência. Portanto, essa experiência proporciona aos estudantes universitários, além da quebra de paradigmas, uma formação diferenciada e riquíssima do ponto de vista antropológico e sociológico.
Palavras-chave Educação prisional, ensino de sociologia, APAC
Forma de apresentação..... Painel
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