Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4996

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Josiane de Cássia Rocha Gomes
Orientador CRISTIANE MAGALHAES DE MELO
Outros membros Carla Fernanda Lisboa Valente , Claudia Ferreira, Laylla Veridiana Castória Silva, Marcela Quaresma, MARISA BARLETTO, TALITA AQUINO, Thaís Salgado Oliveira
Título Comitê de Prevenção do Óbito materno, fetal, infantil da Região de Saúde de Viçosa, como um observatório da violência contra a mulher.
Resumo O comitê de Prevenção do Óbito materno fetal, infantil da Região de Saúde de Viçosa - CPOMFI, implantado em agosto de 2014, a partir de um trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação para a Saúde/Vigilância em Saúde da UFV/2012-2014, é um órgão de controle social da qualidade de atenção à saúde prestada a mulher e a criança, sendo um importante agente na redução do óbito nos municípios de Araponga, Cajuri, Canaã, São Miguel do Anta, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme e Viçosa. Sua implantação contribui para elaboração de políticas mais eficazes de assistência ao planejamento familiar, à gestação, aborto, parto e puerpério. Dentre as atribuições do Comitê estão: investigação dos óbitos, análise dos casos investigados, qualificação de informações, e orientações de medidas preventivas que devem ser repassadas aos profissionais e gestores de saúde, mobilizando toda a rede no desenvolvimento de ações que visem à qualificação da assistência à saúde da mulher e da criança. Um dos objetivos do trabalho de pesquisa, interface com a extensão “Integração e regionalização da informação sobre a violência contra a mulher: diálogo entre os sistemas oficiais de informação e a rede não especializada de atendimento às mulheres em situação de violência”, ainda em andamento, foi acompanhar e apoiar a consolidação do CPOMFI, a partir da organização de atividades de formação dos/as membros, participação das reuniões de discussão de casos, bem como apoio à conformação de bancos de dados sobre óbitos fetais, infantis, maternos e de mulheres em idade fértil (MIF). Metodologias participativas, tem sido priorizadas com o objetivo de criar maior vínculo entre os representantes do CPOMFI, valorizando os conhecimentos e experiências de cada um em relação ao cenário de seus respectivos municípios. Os resultados que vem sendo obtidos incluem a melhoria na integração entre os profissionais da região e o desenvolvimento de uma maior percepção sobre os fatores sociais que impactam no processo saúde-doença, entre eles a violência de gênero. Além disso, tem sido construído um banco de dados sobre óbitos de MIF, maternos, fetais e infantis, integrado à informações sobre violência doméstica, sexual e outras violências, unificado para a região, o que pode contribuir para maior visibilidade dos casos. Esses bancos de dados consideram as informações obtidas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação/SINAN; Sistema de Informação sobre Mortalidade/SIM e das investigações e discussões realizadas pelo CPOMFI. Nesse processo, o CPOMFI tem se mostrado extremamente importante e se mantido ativo dentro da Região de Saúde de Viçosa, contribuindo para a mobilização dos demais profissionais e serviços de saúde acerca da importância do diálogo e da análise dos indicadores para a qualificação da assistência à mulher e à criança contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil na região.
Palavras-chave Mortalidade materna e infantil, Violência contra a mulher, Sistemas de Informação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.