Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4992

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isadora Gerheim de Vasconcellos Moreira
Orientador PEDRO SEYFERTH RIBEIRO ROMANO
Título A exposição virtual do Museu de Zoologia João Moojen: reconstrução tridimensional de animais e divulgação científica em mídia digital na UFV
Resumo Desde 2012 o Departamento de Biologia Animal trabalha em uma iniciativa de criação de um catálogo virtual das coleções zoológicas e paleontológica do Museu de Zoologia João Moojen. O mesmo conta com modelos tridimensionais (3D) de alguns exemplares do acervo que não estão em exposição no MZUFV. Os modelos 3D gerados são de animais viventes, fósseis, vertebrados e invertebrados, das coleções didática e científica do Departamento. Esse projeto envolve uma iniciativa que prevê a integração de uma atividade educacional com um entretenimento, realizado através de novas tecnologias e gerando novas formas de ensino que acompanham o mundo contemporâneo. Em 2015, esse projeto priorizou os exemplares que são utilizados nas aulas de BAN 281 - História Natural da Terra e Paleontologia, sendo gerados modelos 3D de parte do acervo utilizado nas aulas práticas da disciplina. Além de gerar os modelos 3D, o programa 123D Catch permite a criação de vídeos a partir de ângulos pré-selecionados do modelo, e após sua confecção, o vídeo pode ser editado, o que permite a inclusão de textos explicativos ou áudio com informações extras sobre o exemplar. O vídeo gerado pode ser exportado no formato compatível com a página YouTube, tornando sua divulgação mais acessível. Ao todo, foram gerados 6 novos modelos em formato de vídeo utilizando o 123D Catch, que serão posteriormente incluídos ao catálogo virtual da página do MZUFV. Destaca-se que nos projetos anteriores foram utilizados outros programas e que a opção pelo novo programa é fruto da experiência do orientador e da bolsista. Além disso, e entendendo que as redes sociais são uma forte ferramenta de divulgação, está sendo desenvolvido um grupo virtual específico aos alunos dessa disciplina na página Facebook, com o intuito de divulgar os vídeos contendo os exemplares fósseis estudados em aula utilizando uma mídia que faz parte do cotidiano dos alunos. Dado que os modelos gerados serão para uso dos alunos de BAN 281, o coordenador e a bolsista trouxeram a metodologia de criação de modelos 3D para a sala de aula, mostrando, por meio de uma oficina prática, o passo-a-passo para criação de um modelo 3D e permitindo que eles façam seus próprios modelos. Os alunos também desenvolveram um texto explicativo sobre o exemplar, relembrando o conteúdo que haviam visto desde o início da disciplina. Os modelos gerados serão adicionados ao catálogo. Os estudantes das duas turmas do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) mostraram-se entusiasmados e tiveram sucesso nas tentativas de construção dos modelos. A escolha de turmas da licenciatura foi importante para divulgar essa metodologia de revisão e estudo aos alunos envolvidos em técnicas de ensino. A criação dos vídeos numa linguagem tecnológica e inovadora, além de serem divulgados numa plataforma de mídia atual e presente no dia-a-dia dos alunos, cria uma ferramenta adicional e complementar à sala de aula como uma forma didática e interativa de acesso ao conhecimento.
Palavras-chave tecnologia, 3D, paleontologia
Forma de apresentação..... Oral
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