ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Bruna Martins de Oliveira |
Orientador | ANA MARIA FERREIRA BARCELOS |
Título | Relação entre crenças, motivações e identidades de alunos de inglês de uma escola particular. |
Resumo | Embora os estudos a respeito de crenças, motivação e identidades tenham crescido no Brasil (Walker, 2003; Paiva 2003; Bohn, 2003; Coelho, 2005; Barcelos, 2006; 2008; Zolnier, 2012; Oliveira, 2013 e Oliveira e Barcelos, 2012), esses estudos investigam esses construtos individualmente. Além disso, nenhum estudo, até o momento investigou esses conceitos em um contexto de escola particular. Este estudo visa suprir essa lacuna ao procura compreender o universo dos alunos de uma turma de ensino médio de inglês, por meio da análise conjunta de suas crenças e motivações e identidades durante os primeiros anos no ensino médio. Nesse sentido, o objetivo do estudo é investigar as motivações e crenças sobre ensino e aprendizagem de inglês e a relação desses constructos com as identidades de alunos de inglês de nível médio de uma escola particular da região sudeste. O referencial teórico se baseia em estudos a respeito de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2004, 2004b, 2007, 2011; PITKÃNEN-HUHTA & NIKULA, 2014; KEHRWALD, 2013;) motivação (DÖRNYEI, 2005, 2008, 2009; CROOKES, 2003; SUSLU, 2006; FALOUT, 2013;)comunidades imaginadas (MURPHEY & JIN & LI-CHIN, 2005; OLIVEIRA & PAIVA, 2011; ANDERSON, 2006;) e identidades (BOHN, 2005; MOITA LOPES, 2002;). Esta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, em andamento, utiliza como instrumentos de coleta de dados: questionários semiabertos, narrativas escritas e visuais, entrevistas e grupo focal. Os resultados parciais sugerem que as crenças para aprender a língua inglesa estão relacionadas à competência comunicativa, o papel global da língua inglesa e a importância de saber gramática. Percebemos também que as motivações detectadas na aprendizagem da língua inglesa dos alunos contribuem para as suas identidades e crenças para aprender inglês devido à importância que a língua inglesa desempenha no mercado de trabalho. Identificamos também que a língua inglesa fora da escola não é percebida como forma de aprendizagem para todos. |
Palavras-chave | Crenças, Identidades, Motivações |
Forma de apresentação..... | Painel |