Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4978

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Bruna Martins de Oliveira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Relação entre crenças, motivações e identidades de alunos de inglês de uma escola particular.
Resumo Embora os estudos a respeito de crenças, motivação e identidades tenham crescido no Brasil (Walker, 2003; Paiva 2003; Bohn, 2003; Coelho, 2005; Barcelos, 2006; 2008;
Zolnier, 2012; Oliveira, 2013 e Oliveira e Barcelos, 2012), esses estudos investigam esses construtos individualmente. Além disso, nenhum estudo, até o momento
investigou esses conceitos em um contexto de escola particular. Este estudo visa suprir essa lacuna ao procura compreender o universo dos alunos de uma turma de ensino
médio de inglês, por meio da análise conjunta de suas crenças e motivações e identidades durante os primeiros anos no ensino médio. Nesse sentido, o objetivo do
estudo é investigar as motivações e crenças sobre ensino e aprendizagem de inglês e a relação desses constructos com as identidades de alunos de inglês de nível médio de
uma escola particular da região sudeste. O referencial teórico se baseia em estudos a respeito de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2004, 2004b,
2007, 2011; PITKÃNEN-HUHTA & NIKULA, 2014; KEHRWALD, 2013;) motivação (DÖRNYEI, 2005, 2008, 2009; CROOKES, 2003; SUSLU, 2006; FALOUT, 2013;)comunidades imaginadas (MURPHEY & JIN & LI-CHIN, 2005; OLIVEIRA & PAIVA, 2011; ANDERSON, 2006;) e identidades (BOHN, 2005; MOITA LOPES, 2002;). Esta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, em andamento, utiliza como instrumentos de coleta de dados: questionários semiabertos, narrativas escritas e visuais, entrevistas e grupo focal. Os resultados parciais sugerem que as crenças para aprender a língua inglesa estão relacionadas à competência comunicativa, o papel global da língua inglesa e a importância de saber gramática. Percebemos também que as motivações detectadas na aprendizagem da língua inglesa dos alunos contribuem
para as suas identidades e crenças para aprender inglês devido à importância que a língua inglesa desempenha no mercado de trabalho. Identificamos também que a língua
inglesa fora da escola não é percebida como forma de aprendizagem para todos.
Palavras-chave Crenças, Identidades, Motivações
Forma de apresentação..... Painel
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