Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aline Carvalho Figueira
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título Uma análise das necessidades formativas de tutores de um curso de licenciatura em matemática a distância
Resumo Embora a Educação a Distância (EaD) esteja sendo, na maioria das vezes, referenciada como uma temática atual, ela teve seu início, há muitas décadas passadas, com os cursos por correspondência. A partir dos avanços tecnológicos do fim do século XX e XXI essa modalidade ganha uma nova roupagem e é alavancada por meio das possibilidades do uso das tecnologias digitais. No bojo das pesquisas sobre EaD, estão aquelas que se direcionam para a questão da tutoria, foco também deste estudo. Entretanto, poucas são as investigações que têm se preocupado em dar destaque à voz de um dos principais sujeitos desse processo, os tutores. Deste modo, com esta pesquisa, apoiada pelo CNPq, objetivamos analisar as necessidades formativas dos tutores do curso de licenciatura em matemática a distância da UFV com base na perspectiva desses sujeitos. Mais especificamente, buscamos identificar quem são estes tutores, as suas perspectivas em relação a sua atuação e discutir sobre ações formativas que podem auxiliar na formação destes "profissionais". O referido curso surgiu no ano de 2011, em ocorrência da Política Nacional de Formação de Professores e tem sido oferecido em 4 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do interior de Minas Gerais. Tal curso conta com a parceria entre o Departamento de Matemática da UFV (DMA) e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da mesma instituição(CEAD). A pesquisa foi de caráter qualitativo e para efeito de coleta de dados aplicamos um questionário online que foi respondido por 12 participantes. Mediante às respostas obtidas, identificamos que os tutores têm boa formação, pois possuem graduação e, quase que a totalidade, pós-graduação em instituições reconhecidas, embora poucos tenham tido contato com a EaD precedente à experiência de tutoria. Como conhecimentos necessários à prática, eles afirmaram que ter domínio do conteúdo da disciplina, aliado ao conhecimento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino consistem aspectos da formação imprescindíveis para o seu bom desempenho no papel do tutor. O conhecimento e a interação entre diferentes áreas do corpo polidocente da EaD também é de extrema importância, segundo os tutores investigados. Como necessidades formativas foi possível identificar que cursos de atualização sobre tecnologias digitais e softwares educacionais, que podem ser incorporados à prática buscando potencializar a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, deveriam ser propostos. Além disso, cursos sobre metodologias de ensino específicas para essa modalidade educacional que ofereçam subsídios aos tutores, principalmente a aqueles que possuem pouca ou nenhuma experiência anterior com essa modalidade, devem ser priorizados em sua formação. Diante disso, entendemos que tutores bem preparados podem ser peças chave na formação de professores a distância. Ademais, acreditamos que o reconhecimento desse "profissional" torna-se urgente para que avanços em relação à modalidade possam ocorrer.
Palavras-chave Educação Matemática, Educação a Distância, Tutoria
Forma de apresentação..... Oral
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