Resumo |
Introdução: A psicomotricidade é entendida como o estudo do movimento humano integrando o desenvolvimento psicológico, cognitivo e motor do indivíduo. As intervenções focam o desenvolvimento e reeducação de potencialidades e capacidades motoras, o que pode se constituir em elemento fundamental para o desenvolvimento de pessoas com deficiência quando os fundamentos psicomotores são utilizados no atendimento a esses indivíduos. A partir dessa premissa é que foi estruturado o Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa/MG. Objetivo: Oferecer atividades de abordagem psicomotora a pessoas com deficiência atendendo a comunidade viçosense e região. Metodologia: Relato das intervenções realizadas no LEP no ano de 2015. Principais ações: O projeto atende pessoas com diferentes deficiências (autismo, síndrome de Down, síndrome de asperger, baixa audição, deficiência intelectual, paralisia cerebral, deficiência física) bem como distintas idades. Os atendimentos iniciaram-se no dia 18 de março até o presente momento. Cada intervenção tem duração de 50 minutos e ocorre uma vez por semana. O LEP tem como equipe de trabalho bolsistas de extensão e pesquisa dos cursos de Pedagogia, Dança e Educação Física, conta também com a participação voluntária de alunos graduandos e mestrandos de Educação Física-UFV. As atividades são planejadas e executadas de acordo com as necessidades de cada aluno participante, visando diminuir a progressão de debilidades pela ausência de estimulação e o desenvolvimento de suas potencialidades. As intervenções envolvem o equilibro, a coordenação motora grossa e fina, o esquema corporal, a lateralidade, além de proporcionar um ambiente de socialização. Resultados: Os resultados abrangem tanto os alunos que são atendidos pelo LEP bem como os estudantes de graduação pós-gradução que atuam no mesmo. Quanto ao público atendido percebe-se a importância do oferecimento gratuito de atividades psicomotoras como coadjuvantes no processo de reabilitação continuada de indivíduos com deficiência. Em relação aos graduandos e mestrandos percebe-se uma contribuição na formação profissional. Conclusões: Em suma, nota-se que o LEP tem grande importância dentro do meio acadêmico e extra acadêmico. São oferecidas atividades no âmbito da estimulação psicomotora, gratuitamente, a pessoas com deficiência, o que se constitui em importante ferramenta para o aperfeiçoamento do processo de formação profissional dos estudantes de graduação e mestrado envolvidos nas intervenções e no processo de produção de conhecimento acerca das diversas deficiências atendidas. |