Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4971

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Karolyna Fagundes Silva
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Elizângela Fernandes Ferreira, Liana do Vale Reis Lobato, Renata Machado Teixeira
Título Laboratório de Estimulação Psicomotora: contribuição na vida da comunidade acadêmica, viçosense e região
Resumo Introdução: A psicomotricidade é entendida como o estudo do movimento humano integrando o desenvolvimento psicológico, cognitivo e motor do indivíduo. As intervenções focam o desenvolvimento e reeducação de potencialidades e capacidades motoras, o que pode se constituir em elemento fundamental para o desenvolvimento de pessoas com deficiência quando os fundamentos psicomotores são utilizados no atendimento a esses indivíduos. A partir dessa premissa é que foi estruturado o Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa/MG. Objetivo: Oferecer atividades de abordagem psicomotora a pessoas com deficiência atendendo a comunidade viçosense e região. Metodologia: Relato das intervenções realizadas no LEP no ano de 2015. Principais ações: O projeto atende pessoas com diferentes deficiências (autismo, síndrome de Down, síndrome de asperger, baixa audição, deficiência intelectual, paralisia cerebral, deficiência física) bem como distintas idades. Os atendimentos iniciaram-se no dia 18 de março até o presente momento. Cada intervenção tem duração de 50 minutos e ocorre uma vez por semana. O LEP tem como equipe de trabalho bolsistas de extensão e pesquisa dos cursos de Pedagogia, Dança e Educação Física, conta também com a participação voluntária de alunos graduandos e mestrandos de Educação Física-UFV. As atividades são planejadas e executadas de acordo com as necessidades de cada aluno participante, visando diminuir a progressão de debilidades pela ausência de estimulação e o desenvolvimento de suas potencialidades. As intervenções envolvem o equilibro, a coordenação motora grossa e fina, o esquema corporal, a lateralidade, além de proporcionar um ambiente de socialização. Resultados: Os resultados abrangem tanto os alunos que são atendidos pelo LEP bem como os estudantes de graduação pós-gradução que atuam no mesmo. Quanto ao público atendido percebe-se a importância do oferecimento gratuito de atividades psicomotoras como coadjuvantes no processo de reabilitação continuada de indivíduos com deficiência. Em relação aos graduandos e mestrandos percebe-se uma contribuição na formação profissional. Conclusões: Em suma, nota-se que o LEP tem grande importância dentro do meio acadêmico e extra acadêmico. São oferecidas atividades no âmbito da estimulação psicomotora, gratuitamente, a pessoas com deficiência, o que se constitui em importante ferramenta para o aperfeiçoamento do processo de formação profissional dos estudantes de graduação e mestrado envolvidos nas intervenções e no processo de produção de conhecimento acerca das diversas deficiências atendidas.
Palavras-chave Psicomotricidade, deficiência, intervenção
Forma de apresentação..... Painel
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