Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4961

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria do Carmo Alves
Orientador MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Carolina Albino da Silva, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Cinco Anos da Sala Mendeleev
Resumo Inaugurada no dia 14 de agosto de 2010, a Sala Mendeleev é uma exposição permanente e interativa da tabela periódica, cuja finalidade é promover o ensino de química e a popularização da ciência. Da sua inauguração até julho de 2015 a exposição já atendeu 10394 pessoas, especialmente através de visitas agendadas por escolas de ensino básico. A sala Mendeleev oferece aos visitantes quatro atividades: apresentação de uma tabela periódica de 2 x 3 metros contendo amostras de todos os elementos químicos estáveis, uma minitabela periódica, que possibilita o manuseio de diferentes amostras de elementos químicos, um experimento químico envolvendo propriedades de elementos químicos e um audiovisual. Neste trabalho foi feita uma análise dos resultados alcançados em cinco anos da Sala Mendeleev, considerando-se o número e o perfil dos visitantes, bem como a avaliação do público sobre a exposição. Em média, nos seus cinco anos de funcionamento, a exposição recebeu cerca de 2000 mil visitantes por ano. Esses visitantes vieram das mais variadas regiões do país e alguns até do exterior. No entanto, cerca de 95% dos visitantes são da região sudeste, e desses 95%, mais de 90% são de Minas Gerais. A maior parte dos visitantes é composta por estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Porém, também faz parte do público da Sala Mendeleev professores, profissionais autônomos, funcionários públicos e aposentados. Em cinco anos de projeto, 68% das escolas que visitaram a exposição pertenciam a rede pública de ensino, e 54% dos estudantes dessas escolas estavam no ensino médio na ocasião da visita. Em todos os casos os visitantes avaliaram a visita de maneira positiva, ressaltando o lado didático, interativo e divertido da exposição. Dessa forma, podemos dizer que em cinco anos o projeto contribuiu de maneira significativa para a popularização da ciência e serviu de suporte para o ensino de química para várias escolas públicas e particulares. Além disso, contribuiu de maneira significativa para a formação acadêmica dos estudantes da graduação que atuam como voluntários e bolsistas no projeto.
Palavras-chave Tabela Periódica, Espaços não formais de educação, museus
Forma de apresentação..... Oral
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