Resumo |
Inaugurada no dia 14 de agosto de 2010, a Sala Mendeleev é uma exposição permanente e interativa da tabela periódica, cuja finalidade é promover o ensino de química e a popularização da ciência. Da sua inauguração até julho de 2015 a exposição já atendeu 10394 pessoas, especialmente através de visitas agendadas por escolas de ensino básico. A sala Mendeleev oferece aos visitantes quatro atividades: apresentação de uma tabela periódica de 2 x 3 metros contendo amostras de todos os elementos químicos estáveis, uma minitabela periódica, que possibilita o manuseio de diferentes amostras de elementos químicos, um experimento químico envolvendo propriedades de elementos químicos e um audiovisual. Neste trabalho foi feita uma análise dos resultados alcançados em cinco anos da Sala Mendeleev, considerando-se o número e o perfil dos visitantes, bem como a avaliação do público sobre a exposição. Em média, nos seus cinco anos de funcionamento, a exposição recebeu cerca de 2000 mil visitantes por ano. Esses visitantes vieram das mais variadas regiões do país e alguns até do exterior. No entanto, cerca de 95% dos visitantes são da região sudeste, e desses 95%, mais de 90% são de Minas Gerais. A maior parte dos visitantes é composta por estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Porém, também faz parte do público da Sala Mendeleev professores, profissionais autônomos, funcionários públicos e aposentados. Em cinco anos de projeto, 68% das escolas que visitaram a exposição pertenciam a rede pública de ensino, e 54% dos estudantes dessas escolas estavam no ensino médio na ocasião da visita. Em todos os casos os visitantes avaliaram a visita de maneira positiva, ressaltando o lado didático, interativo e divertido da exposição. Dessa forma, podemos dizer que em cinco anos o projeto contribuiu de maneira significativa para a popularização da ciência e serviu de suporte para o ensino de química para várias escolas públicas e particulares. Além disso, contribuiu de maneira significativa para a formação acadêmica dos estudantes da graduação que atuam como voluntários e bolsistas no projeto. |