ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Matheus Rodrigues Cunha |
Orientador | Luiz Lima Vailatt |
Outros membros | Americo Viana Tostes Gripp, Laryssa Sampaio Ferreira, Lílian de Freitas Miranda, Rafael Oliveira Veiga Santos |
Título | "Estilos de Época" na Escola Municipal Min. Edmundo Lins. |
Resumo | Este projeto foi idealizado propondo uma reflexão sobre o passado entre os alunos e a escola através dos bolsistas do PIBID. Através de temas específicos voltados para aspectos sociais os quais permearam cada época e período da trajetória humana, os alunos podem se sentir mais dispostos a se envolver com estudos e apresentações relativos á área de seu grupo, compreendendo uma parte do conhecimento histórico e o compartilhando com o restante da sala de aula, enriquecendo a produção de saber na escola e na comunidade. Através dos temas Política, Economia, Moda, Música e Tecnologia, a sala, previamente dividida em grupos de cinco/seis alunos, orientados pelos bolsistas do PIBID, foram trabalhados os temas supracitados, acompanhando a linha temporal do seu livro didático: enquanto a matéria é ministrada normalmente na sala de aula, de duas em duas semanas um horário era utilizado para a apresentação e organização deste projeto. Desenvolver a capacidade criativa e crítica dos alunos, conectar o conhecimento da graduação com o das salas de aula, fazer com que os próprios alunos compartilhem conhecimento através das apresentações e pesquisas têm sido as metas deste projeto. Em uma turma já cansada do conteúdo repetitivo que é de praxe na maioria das escolas públicas brasileiras, trazer esse novo método de buscar e produzir informação e relacioná-la com o livro didático torna mais interessante o aprendizado. Como o avanço tecnológico moldou a nossa sociedade e o que ele causou em determinado período histórico? Como as pessoas se organizavam politicamente em sociedade e no que isso nos influencia hoje? Como o modo de se vestir e se portar das pessoas conectava elas à sua época, e como faz o mesmo com o presente? Como a economia do mundo passado funcionava e como as pessoas comuns trabalhavam e trocavam entre si? E por fim, como as músicas falam sobre sua época e os anseios da mesma, vindos de pessoas criativas e críticas, tanto quanto o que somos hoje? É a essas questões que pretendemos propor aos alunos, ajudando no trabalho da escola pública de formar cidadãos conscientes de seu lugar no tempo e na sociedade atual, do papel de seus antepassados e da diversidade humana nesse processo. |
Palavras-chave | História, Tempo, Didática |
Forma de apresentação..... | Painel |