Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4957

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus Rodrigues Cunha
Orientador Luiz Lima Vailatt
Outros membros Americo Viana Tostes Gripp, Laryssa Sampaio Ferreira, Lílian de Freitas Miranda, Rafael Oliveira Veiga Santos
Título "Estilos de Época" na Escola Municipal Min. Edmundo Lins.
Resumo Este projeto foi idealizado propondo uma reflexão sobre o passado entre os alunos e a escola através dos bolsistas do PIBID. Através de temas específicos voltados para aspectos sociais os quais permearam cada época e período da trajetória humana, os alunos podem se sentir mais dispostos a se envolver com estudos e apresentações relativos á área de seu grupo, compreendendo uma parte do conhecimento histórico e o compartilhando com o restante da sala de aula, enriquecendo a produção de saber na escola e na comunidade.
Através dos temas Política, Economia, Moda, Música e Tecnologia, a sala, previamente dividida em grupos de cinco/seis alunos, orientados pelos bolsistas do PIBID, foram trabalhados os temas supracitados, acompanhando a linha temporal do seu livro didático: enquanto a matéria é ministrada normalmente na sala de aula, de duas em duas semanas um horário era utilizado para a apresentação e organização deste projeto. Desenvolver a capacidade criativa e crítica dos alunos, conectar o conhecimento da graduação com o das salas de aula, fazer com que os próprios alunos compartilhem conhecimento através das apresentações e pesquisas têm sido as metas deste projeto. Em uma turma já cansada do conteúdo repetitivo que é de praxe na maioria das escolas públicas brasileiras, trazer esse novo método de buscar e produzir informação e relacioná-la com o livro didático torna mais interessante o aprendizado. Como o avanço tecnológico moldou a nossa sociedade e o que ele causou em determinado período histórico? Como as pessoas se organizavam politicamente em sociedade e no que isso nos influencia hoje? Como o modo de se vestir e se portar das pessoas conectava elas à sua época, e como faz o mesmo com o presente? Como a economia do mundo passado funcionava e como as pessoas comuns trabalhavam e trocavam entre si? E por fim, como as músicas falam sobre sua época e os anseios da mesma, vindos de pessoas criativas e críticas, tanto quanto o que somos hoje? É a essas questões que pretendemos propor aos alunos, ajudando no trabalho da escola pública de formar cidadãos conscientes de seu lugar no tempo e na sociedade atual, do papel de seus antepassados e da diversidade humana nesse processo.
Palavras-chave História, Tempo, Didática
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.