Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4952

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Karine Nantes Sélos
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título O Projeto Jovem Cientista em 2015
Resumo O Projeto de Extensão Jovem Cientista tem suas atividades realizadas no Espaço Ciência em Ação (Casa 23F, Vila Giannetti), com apoio do MEC (PROEXT). Participam das atividades do projeto anualmente cerca de 340 alunos do 8º e 9º Anos do EF de 9 escolas públicas de Viçosa: E. E. Dr. Raimundo Alves Torres, E. E. Effie Rolf, E. E. Raul de Leoni, E. E. Santa Rita de Cássia, E. E. Alice Loureiro, E. E. Padre Álvaro Correa Borges, E. E. coronel Antônio da Silva Bernardes, E. M. Ministro Edmundo Lins, C. M. de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Para o 8º ano é dada ênfase a conceitos de Química e Biologia e, para o 9o. ano, Química e Física. A maioria dos assuntos estudados é relacionada a questões ambientais e do cotidiano como forma de contextualização. As aulas têm a duração de uma hora por semana, em turmas de 10 alunos, durante o ano letivo da escola. A preparação do material didático e sua aplicação nas aulas possibilitam também um bom treinamento didático e revisão de conceitos básicos importantes para a formação docente dos estagiários (estudantes de licenciatura em Química e Ciências Biológicas da UFV, bolsistas PROEXT, PIBEX e PIBID). A frequência dos estudantes do EF é registrada em folhas de assinaturas. Como a participação é voluntária, a frequência elevada às aulas do projeto indica a aprovação da proposta didática por parte dos alunos. Para avaliar o impacto do projeto Jovem Cientista em 2015, foram coletados dados referentes aos alunos participantes do 9º. Ano: Foi aplicado um questionário no final do 1º. semestre, para verificar sua opinião sobre as atividades desenvolvidas, sua aprendizagem em Ciências e a atuação dos estagiários. Foram coletadas e analisadas as notas bimestrais nas escolas e foram entrevistados os estagiários responsáveis pelas turmas. Outro instrumento utilizado foi um teste de conteúdo, aplicado no final do semestre para avaliação da aprendizagem dos conceitos trabalhados. Os alunos participantes do 9º ano frequentaram no primeiro semestre de 2015, em média, 63% das aulas do projeto. No teste de conhecimentos houve 85% de acertos, em média. As notas dos alunos participantes no primeiro e segundo bimestres foram, em média, maiores que as notas dos alunos não participantes. Na opinião dos alunos, as atividades do projeto são interessantes e ajudam na compreensão da matéria na escola. Os estagiários consideram que, no decorrer do semestre, os estudantes foram mudando sua forma de participação nas atividades, tornando-se mais curiosos, observadores e interessados. Esses dados indicam que o projeto auxilia na aprendizagem dos conteúdos de ciências na escola, amplia o significado dos conceitos científicos, aumenta o interesse dos jovens pela experimentação, cumprindo também um papel de divulgação e popularização da ciência.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Popularização da Ciência
Forma de apresentação..... Painel
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