ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Formação de professores/educadores |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | RAQUEL VIEIRA TORRES |
Orientador | MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA |
Título | Fatores que influenciam a prática pedagógica de professores de inglês |
Resumo | Fatores que influenciam a prática pedagógica de professores de inglês Raquel Vieira Torres CAP-COLUNI/UFV BIC-JUNIOR/CNPq/FAPEMIG/UFV Márcia Cristina Fontes Almeida CAP-COLUNI/UFV Esta pesquisa tem a função de ampliar o entendimento sobre os fatores que influenciam a prática pedagógica de professores da rede pública de ensino no município de Viçosa. Para isso, duas professoras de uma mesma escola estadual da cidade participaram do projeto oferecendo as informações necessárias para a realização deste. Na classificação dos fatores foram usados alguns estudos recentes na área de formação de professores e de ensino de línguas estrangeiras (como ALMEIDA 2003, 2009), que têm apontado três principais grupos de fatores que influenciam a prática pedagógica dos professores. São eles o grupo experiencial, o contextual e o cognitivo. Esses se inter-relacionam, influenciando e atuando em conjunto no processo pedagógico. Para coletar as informações necessárias, a fim de identificar quais fatores atuam na prática pedagógica das professoras envolvidas na pesquisa, foram utilizados questionários. O primeiro continha perguntas acerca da área de inglês na escola, como quantos professores da disciplina trabalham no local, o número de alunos, em média, por turma, quantidade de aulas por semana, entre outras. O segundo questionário teve o objetivo de adentrar o dia-a-dia das professoras, a carreira, as impressões de cada uma sobre a profissão e os métodos de ensino usado por elas. À análise dos questionários coube separar as respostas dadas de modo a identificar em quais grupos de fatores as informações dadas por elas se encaixavam. De acordo com estudos anteriores analisados, o fator experiencial é resultante de todas as experiências pelas quais o professor passou, tanto como aluno ao longo da vida quanto como professor ao longo da sua carreira. Já dentre os fatores contextuais, podemos encontrar aqueles que são internos e / ou externos à sala de aula, como, respectivamente, a interação professor-aluno em sala e a falta de recursos da escola. Por fim, os fatores cognitivos dependem das concepções, dos conhecimentos e valores dos professores, em relação à disciplina. De acordo com a análise desenvolvida, foi possível concluir que o fator que mais se destacou na fala das professoras foi o contextual, que, portanto, é o que mais interfere em suas práticas pedagógicas. Alguns fatores contextuais foram citados por ambas as participantes: o livro didático adotado e o interesse dos alunos no conteúdo que está sendo ensinado. Os resultados alcançados com essa pesquisa poderão servir como subsídio para pesquisas futuras visando o aprimoramento do processo de ensino / aprendizagem de inglês nas escolas públicas de Viçosa e da região. |
Palavras-chave | fatores contextuais experienciais e cognitivos, prática pedagógica, ensino de inglês |
Forma de apresentação..... | Painel |