Resumo |
Como bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Português, trabalhamos no decorrer do ano com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Viçosa-MG, com foco na produção textual, em que a professora-regente e a própria matriz curricular da série exigiam o desenvolvimento do tipo textual argumentativo, visando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entendendo a importância do empoderamento do aluno quanto aos gêneros e seu uso nos contextos sociais, assim como a necessidade de desenvolver outras competências e habilidades na turma que não apenas a cópia e reprodução de um mesmo modelo, buscamos elaborar aulas que partissem deste pressuposto e que também respondessem ao projeto inicial abordado pela professora-regente. A proposta foi desenvolvida a partir de Pietro & Schneuwly (2003), Dolz & Schneuwly (2001) e, ainda, Dolz, Noverraz & Schneuwly (2001), tendo como moldura teórica, a noção de gênero discursivo proposta por Bakhtin (1929/2003), para quem as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados. A dimensão ensinável do gênero aparece de forma a gerar sequências didáticas que guiem a intervenção dos professores enquanto forma de orientar o aprendizado dos alunos, lançando mão de textos autênticos e construindo atividades que se relacionem com o contexto real destes estudantes. Dessa forma, pensando na progressão relativa à argumentação e a partir de um tempo curto para aplicar as atividades – o Pibid dispõe de apenas uma aula por semana na escola – passamos por diferentes gêneros que abarcassem o mundo do argumentar, trabalhando com o gênero oral do debate, os anúncios e, finalmente, para o tipo de texto requisitado pelo ENEM. Ao longo das atividades foi possível perceber uma resposta positiva dos alunos que se envolveram com os exercícios propostos, porém permanecem algumas dificuldades, principalmente quanto ao desenvolvimento dos argumentos nas discussões dos temas levados para a sala. Tais desafios foram trabalhados no decorrer do ano pelas sequências didáticas formuladas a partir da produção diagnóstico. |