Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4934

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Neves Barbieri
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO
Título Micorrizas em Educação Patrimonial
Resumo O projeto "Micorrizas: Práticas Corporais Artístico-Pedagógicas Integradas à Agroecologia" acontece desde o ano de 2013 desenvolvendo propostas de performance-instalações artístico-pedagógicas em diálogo com a cultura popular regional, tendo como base a dança contemporânea brasileira e os princípios da agroecologia. O grupo busca articular-se com outras ações relacionados à cultura e agroecologia, bem como com os grupos de agroecologia da Universidade Federal de Viçosa, reunidos no Mutirão Ciranda cuja sede de reuniões é a casa 18 da Vila Gianetti. No ano de 2014 e 2015 o grupo aproximou suas ações da comunidade do Vai-e-Volta em Teixeiras – MG, através dos diálogos com a família Guiga, compostas por músicas, artistas e mestres populares. Através de oficinas, estudos e visitas a campo o grupo parte da ressignificação dos saberes populares para a composição da cena e fortalecimento das ações em potencias na comunidade, estabelecendo de forma coletiva e dialógica o elo entre ensino , pesquisa e extensão. Neste ano projeto busca dialogar dança e educação patrimonial, trazendo o foco das discussões para esta arte que é também manifestação popular de destaque no Baile dos Guigas. A Família Guiga, compostas de músicos, artistas, mestre populares e dançadores, têm sua maioria de descendentes vivos hoje na região de Vai- e – Volta, Teixeiras, Zona da Mata de Minas Gerais . O Baile dos Guigas transitou e transita por onde viveu o violeiro, compositor e mestre popular Antonio Gregório Pereira (1886 – 1961), mais conhecido como “Sô Guiga”. Ao longo de gerações, os herdeiros de Sô Guiga perpetuam através da música e da dança valores ancestrais vivenciados em comunidade com o Baile na roça .A dança que se vivencia nestes bailes se caracteriza como patrimônio , herança corporal transmitida de pais para filhos, revelando um movimento corporal pautado nas relações sociais e portanto dotado de símbolos e experiências únicas. Na atual contemporaneidade aonde a cultura popular se destaca enquanto resistência e fragilidade, olhar o baile na roça nos revela os valores ancestrais de uma comunidade na qual a dança e a musica se integram nos saberes cotidianos revelando aspectos particulares de uma educação patrimonial.
Palavras-chave Baile, Educação, Patrimônio Imaterial
Forma de apresentação..... Painel
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