Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4932

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marlucy Cristina de Melo
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Elizângela Fernandes Ferreira, Liana do Vale Reis Lobato, Renata Machado Teixeira
Título Habilidades motoras e autismo: influência da intervenção psicomotora na aquisição do arremesso
Resumo O comportamento motor geral de crianças com ou sem deficiência é mais satisfatório para as atividades diárias quando estas desenvolvem o padrão maduro das habilidades motoras básicas. O arremesso compõe o quadro das habilidades manipulativas, sendo essencial para atividades como arremessar e receber uma bola. Objetivo: Verificar a influência de um programa de intervenção psicomotora na aquisição da habilidade motora básica do arremesso. Metodologia: caracteriza-se como um estudo quase-experimental. O delineamento empregado foi o intrassujeitos, do tipo AB, o qual tem o sujeito como seu próprio controle, sendo composto por no mínimo duas condições; a linha de base (A) e a intervenção (B). A amostra foi composta por um aluno com diagnóstico de autismo, atendido no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) do Departamento de Educação Física, localizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados foi adotado a ficha de observação sistemática, baseado em análise da tarefa. Esta foi direcionada para a avaliação de habilidade motora fundamental manipulativa através do arremesso, sendo realizada em todas as sessões. O programa de intervenção psicomotora foi composto por 10  sessões, sendo feita avaliação em todas elas. As intervenções  foram realizadas no LEP, no período de 25 de março a 25 de junho de 2015. As atividades motoras propostas envolviam aspectos fundamentais do ato de arremessar, associadas aos seguintes fundamentos psicomotores: coordenação motora grossa, coordenação motora fina, equilíbrio e noção espacial. Para a interpretação dos dados empregou-se uma análise estatística descritiva, com os dados obtidos por meio da ficha de avaliação.Na linha de base, nas duas primeiras sessões o sujeito alcançou 60% do escore esperado para o padrão maduro do arremesso, já na terceira sessão 20%. No período de intervenção houve um aumento progressivo da aquisição de gestos motores do arremesso, porém com oscilações, atingindo na última sessão o percentual de 68,4%.Apesar do indivíduo ter apresentado oscilações no comportamento durante as intervenções, foi possível identificar que o programa contribuiu para aquisição de elementos motores como: posicionamento inicial correto dos membros inferiores e superiores, extensão do braço ao final do lançamento, tronco levemente inclinado a frente, giro do tronco ao arremessar e distância alcançada. Neste sentido, pode-se concluir que o programa de intervenção psicomotora influenciou positivamente no ato do arremessar, pois o aluno  alcançou melhores resultados quando executou o  padrão motor correto do arremesso. 
Palavras-chave autismo, intervenção, psicomotricidade.
Forma de apresentação..... Painel
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