Resumo |
O PIBID – Química atua em várias escolas na cidade de Viçosa e entre elas a Escola Estadual Raul de Leoni, desenvolvendo diversas atividades, como monitorias para os alunos, elaboração de aulas práticas, auxílio ao professor em sala de aula compartilhando os afazeres didáticos etc. Para o marco da identidade do PIBID na escola, foi montado um mural que se encontra em permanente construção no sentido de que este precisa ser constantemente realimentado com notícias e até mesmo com a própria manutenção. A confecção inicial do mural foi feito em EVA preto com letras garrafais em EVA laranja, que permitia a visibilidade, mesmo a uma distância relativa. Nele foram afixadas as fotos de identificação dos pibidianos e os horários de monitorias, além de notícias sobre o ENEM, atualidades científicas etc. A elaboração do mesmo envolveu o compartilhamento de idéias, a negociação das prioridades e a intensificação do trabalho em grupo. Todo o processo foi acompanhado pela professora supervisora do PIBID na escola. Durante muito tempo o mural foi mantido intacto sem nenhum dano aparente. Após uns três meses, foi observado que uma das notícias tinha sido retirada danificando o EVA suporte. Tal comportamento pode ter sido voluntário ou não, mas mostrou a necessidade de trabalhar com os alunos a questão da conservação dos bens da escola e a responsabilidade para com os mesmos. Oportunizou-se a abordagem das atitudes comportamentais, da ética e demais princípios, considerados fundamentais para o exercício da cidadania e o mais importante o de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, além da gestão inteligente dos conflitos inevitáveis por meio do diálogo. Considerando que o dano não tenha sido provocado intencionalmente, o autor deveria ter se apresentado e se prontificado a repará-lo junto com a equipe. Tal atitude envolveria um ato de coragem e responsabilidade. Caso tenha sido intencional, haveria de ser indagado o porquê daquele comportamento destrutivo. Momento propício para se pensar que se haveria algum nível de agressividade, dirigida ou não, sendo necessário trabalhar formas diferentes de externá-la saudavelmente ou direcioná-la com a recomendação da prática de esportes e de dança. Outro ponto abordado era sobre o respeito ao outro e ao trabalho do outro, os limites da liberdade de cada um e assim por diante. Todos os processos educacionais são vivências que os pibidianos têm na escola e são enriquecedoras e plenas de significados possibilitando o crescimento pessoal e profissional de cada um deles. |