Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4918

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Vieira de Freitas
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Danilo Aniceto da Silva, Josiane Lopes de Oliveira, Stela Maris Lopes Rodrigues, Vinícius Viana Marto
Título O mural como identidade do PIBID na escola
Resumo O PIBID – Química atua em várias escolas na cidade de Viçosa e entre elas a Escola Estadual Raul de Leoni, desenvolvendo diversas atividades, como monitorias para os alunos, elaboração de aulas práticas, auxílio ao professor em sala de aula compartilhando os afazeres didáticos etc. Para o marco da identidade do PIBID na escola, foi montado um mural que se encontra em permanente construção no sentido de que este precisa ser constantemente realimentado com notícias e até mesmo com a própria manutenção. A confecção inicial do mural foi feito em EVA preto com letras garrafais em EVA laranja, que permitia a visibilidade, mesmo a uma distância relativa. Nele foram afixadas as fotos de identificação dos pibidianos e os horários de monitorias, além de notícias sobre o ENEM, atualidades científicas etc. A elaboração do mesmo envolveu o compartilhamento de idéias, a negociação das prioridades e a intensificação do trabalho em grupo. Todo o processo foi acompanhado pela professora supervisora do PIBID na escola. Durante muito tempo o mural foi mantido intacto sem nenhum dano aparente. Após uns três meses, foi observado que uma das notícias tinha sido retirada danificando o EVA suporte. Tal comportamento pode ter sido voluntário ou não, mas mostrou a necessidade de trabalhar com os alunos a questão da conservação dos bens da escola e a responsabilidade para com os mesmos. Oportunizou-se a abordagem das atitudes comportamentais, da ética e demais princípios, considerados fundamentais para o exercício da cidadania e o mais importante o de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, além da gestão inteligente dos conflitos inevitáveis por meio do diálogo. Considerando que o dano não tenha sido provocado intencionalmente, o autor deveria ter se apresentado e se prontificado a repará-lo junto com a equipe. Tal atitude envolveria um ato de coragem e responsabilidade. Caso tenha sido intencional, haveria de ser indagado o porquê daquele comportamento destrutivo. Momento propício para se pensar que se haveria algum nível de agressividade, dirigida ou não, sendo necessário trabalhar formas diferentes de externá-la saudavelmente ou direcioná-la com a recomendação da prática de esportes e de dança. Outro ponto abordado era sobre o respeito ao outro e ao trabalho do outro, os limites da liberdade de cada um e assim por diante. Todos os processos educacionais são vivências que os pibidianos têm na escola e são enriquecedoras e plenas de significados possibilitando o crescimento pessoal e profissional de cada um deles.
Palavras-chave Mural, PIBID, Química
Forma de apresentação..... Painel
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