Resumo |
O presente trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa realizado na comunidade de Salazar, no município de Araponga, MG, nos meses de agosto de 2014 a julho de 2015. O município tem como principal produção agrícola comercial o café.A maioria das propriedades é caracterizada como agricultura familiar a qual tem obtido reconhecimento recentemente. Ademais, tem-se aumentado também a preocupação em agregar valor aos produtos provenientes deste setor social. Diante da estrutura e lógica da agricultura familiar,com poucos recursos financeiros, limitada capacidade de escala de produção, dificuldade para armazenamento e comercialização, este projeto teve como objetivo geral analisar os processos organizativos necessários para acessar os diferentes mercados de café torrado e moído. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar os possíveis mercados para o café torrado e moído, identificar as exigências desses mercados; mapear as estratégias organizativas necessárias para acessar tais mercados; e analisar os principais desafios encontrados nos mesmos. Para responder os questionamentos expostos, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, conversas informais, questionário e entrevistas semi-estruturadas com 10 famílias vinculadas ao Grupo de Cafeicultores. A literatura utilizada compreendeu artigos científicos e livros visando ampliar o conhecimento sobre a agricultura familiar e a cadeia produtiva do café torrado e moído. A pesquisa documental referiu-se à leitura dos relatórios dos projetos de extensão apoiadores, das normas técnicas adequadas aos mercados em questão e dos relatórios financeiros do Grupo de Cafeicultores. A observação participante ocorreu de forma simultânea com outros instrumentos metodológicos, o que contribuiu para ampliar as informações sobre estes agricultores. As conversas informais acerca do tema contribuíram decisivamente para este trabalho devido à diversidade de questões que surgiram decorrentes das formas de vida dos cafeicultores, das estratégias de comercialização que, mesmo próximos geograficamente, apresentaram diferentes particularidades. Os principais resultados obtidos foram: maior entendimento sobre os mercados do café torrado e moído, dando ênfase às exigências desses mercados, com ênfase para utilização de cadeias curtas de comercialização. Dentro desta modalidade de vínculos com mercados locais e regionais, acredita-se que o acesso às varias modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos configura-se como uma boa alternativa de renda para estes agricultores familiares. Foi possível confirmar a importância da produção familiar e, ao mesmo tempo, visualizar suas fragilidades; contudo, a comercialização do café torrado e moído é promissora para o grupo estudado, já que ocorre uma agregação de valor realizada na própria região,pelos próprios agricultores, possibilitando, assim, o aumento da renda para as famílias. |