Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4908

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves
Orientador CHARLEY PEREIRA SOARES
Título Construção de manual didático na aula de Libras para ouvintes no CELIB
Resumo O processo de ensino-aprendizagem se caracteriza pela mediação didáticopedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, os procedimentos e conteúdos devem adequar-se tanto à situação específica do ambiente e ao desenvolvimento do aluno quanto aos diferentes saberes. Surge, assim, a importância do livro didático como instrumento de reflexão dessa situação particular objetivando estabelecer uniformidade nesse processo. Este trabalho visa apresentar e discutir a proposta de criação de um manual didático para o CELIB – Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais. O CELIB é um projeto do Departamento de Letras da UFV, vinculado ao PRELIN – Programa de Extensão em Ensino de Línguas – que promove também o ensino de outras línguas estrangeiras. O objetivo do curso é promover o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes como segunda língua oferecendo cursos regulares de LIBRAS em diferentes níveis: Básico I e II, Intermediário I e II e Avançado I; propondo também atividades, palestras e cursos eventuais para fins específicos. A criação do material proposto será destinada para o nível Básico II do curso, sendo este utilizado como mais uma ferramenta para os aprendizes, uma vez que existem poucas publicações de materiais didáticos destinados a esse público, de LIBRAS, que coincidam com a ementa proposta pelo curso de extensão. Este material é organizado tendo como base a análise e observações dos planos de aula arquivados dos professores durante o percurso de 2011 à 2015-1, juntamente com os demais feedback dos alunos sobre as atividades que apresentam melhores resultados, além das análises de outros livros didáticos da Língua Americana de Sinais - ASL. O material reúne vocabulários, vídeos relacionados, dicas sobre as línguas de sinais, gramática, atividades comunicativas em grupo e individuais e aborda as questões culturais relacionadas à comunidade surda. A proposta de continuidade deste trabalho será a confecção do material destinado ao nível Básico I, juntamente com o orientador e demais professores-estagiários envolvidos no projeto.
Palavras-chave linguística aplicada, LIBRAS, método didático
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.