Resumo |
O processo de ensino-aprendizagem se caracteriza pela mediação didáticopedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, os procedimentos e conteúdos devem adequar-se tanto à situação específica do ambiente e ao desenvolvimento do aluno quanto aos diferentes saberes. Surge, assim, a importância do livro didático como instrumento de reflexão dessa situação particular objetivando estabelecer uniformidade nesse processo. Este trabalho visa apresentar e discutir a proposta de criação de um manual didático para o CELIB – Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais. O CELIB é um projeto do Departamento de Letras da UFV, vinculado ao PRELIN – Programa de Extensão em Ensino de Línguas – que promove também o ensino de outras línguas estrangeiras. O objetivo do curso é promover o ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes como segunda língua oferecendo cursos regulares de LIBRAS em diferentes níveis: Básico I e II, Intermediário I e II e Avançado I; propondo também atividades, palestras e cursos eventuais para fins específicos. A criação do material proposto será destinada para o nível Básico II do curso, sendo este utilizado como mais uma ferramenta para os aprendizes, uma vez que existem poucas publicações de materiais didáticos destinados a esse público, de LIBRAS, que coincidam com a ementa proposta pelo curso de extensão. Este material é organizado tendo como base a análise e observações dos planos de aula arquivados dos professores durante o percurso de 2011 à 2015-1, juntamente com os demais feedback dos alunos sobre as atividades que apresentam melhores resultados, além das análises de outros livros didáticos da Língua Americana de Sinais - ASL. O material reúne vocabulários, vídeos relacionados, dicas sobre as línguas de sinais, gramática, atividades comunicativas em grupo e individuais e aborda as questões culturais relacionadas à comunidade surda. A proposta de continuidade deste trabalho será a confecção do material destinado ao nível Básico I, juntamente com o orientador e demais professores-estagiários envolvidos no projeto. |