Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4907

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Michelle Barbosa Soares
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Emília Pio da Silva
Título Incidência de estresse ocupacional em professores universitários e seu impacto na qualidade de vida e clima familiar: um estudo de caso na Universidade Federal De Viçosa.
Resumo O estresse ocupacional, entendido como o estresse relacionado ao trabalho, tornou-se uma fonte de preocupação da carreira docente, uma vez que é reconhecido como um dos principais riscos a qualidade de vida do professor. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre os níveis de estresse, a qualidade de vida e o clima familiar dos docentes da Universidade Federal de Viçosa e entender como o suporte familiar pode amenizar os efeitos do estresse no exercício da docência. Como fundamentação teórica foi discutido sob a égide das principais correntes de pensamento sobre estresse ocupacional, qualidade de vida e clima familiar. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva, quantitativa e estudo de caso. Foram aplicadas três técnicas de pesquisa quantitativa: a análise fatorial, correlação linear e teste t para diferença de médias. O estudo foi realizado na cidade de Viçosa, MG, tendo como unidade de pesquisa a Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa. Para a coleta de dados da pesquisa, foram aplicados 222 questionários para os Professores Efetivos da UFV, assumindo um erro máximo associado de 5,56%. Os questionários foram aplicados entre julho e agosto de 2015. Os dados foram operacionalizados, utilizando-se os seguintes Softwares: “Statistic Package for Social Science” (SPSS) 21.0; e “Microsoft Excel”. Para a análise da confiabilidade da escala de estresse percebido foi calculado o Alfa de Cronbach, tendo como resultado o índice de 89,4%, demonstrando grande confiabilidade da escala para a mensuração dos níveis de estresse (PSS-10). Aplicando a análise fatorial, para fins confirmatórios, observou-se que itens possuíram cargas fatoriais adequadas e o fator retido explicou 61% da variância comum dos escores, apresentando consistência interna (KMS = 0,905), fornecendo evidências de validade da PSS-10 no contexto brasileiro. Os resultados demonstram uma média de estresse ocupacional equiparada a carreiras com grandes níveis de estresse, como bombeiros, bancários e gerentes. Percebeu-se que os docentes com maiores níveis de estresse estão mais propícios a serem acometidos por doenças como hipertensão, depressão e ansiedade. Os níveis de estresse apresentaram correlação com a idade e produtividade dos docentes. Através do teste T para comparação de médias, foi comprovado que os docentes com atuação na pós-graduação têm maiores níveis de estresse. Dados iniciais nos permite inferir que, os professores da Universidade Federal de Viçosa possuem níveis preocupantes de estresse, sendo necessário que a instituição tome medidas para melhorar a qualidade de vida de seus docentes.
Palavras-chave estresse ocupacional, docentes universitários, qualidade de vida
Forma de apresentação..... Painel
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