Resumo |
O Grupo de Estudos de Dança e Educação Somática - GEDES foi criado em 2007 pelos alunos e professora do curso de Dança/DAH que vêm pesquisando sobre a educação somática, a partir de técnicas e métodos ligados a essa área. O grupo em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas desenvolve o Projeto de Extensão denominado Práticas Corporais Somáticas que tem como objetivo trabalhar com o equilíbrio corporal em prol da saúde e qualidade de vida, permitindo o trabalho com a consciência corporal para um bem estar físico e emocional para o ambiente de trabalho. O projeto atua com 13 Departamentos da Universidade Federal de Viçosa, com aulas de 15 a 20 minutos direcionadas aos funcionários dos Departamentos. Com isso, o grupo de estudo é de extrema importância para a ampliação deste estudo que dentro do curso de dança é abordado em disciplinas como a Dança e Educação Somática I e II entre outras e que no grupo este estudo se torna mais ampliado e aprofundado mediante as técnicas que são estudadas. No grupo, os participantes têm a oportunidade de vivenciar as técnicas da educação somática e da ginástica terapêutica oriental, tais como: Massagem, Respiração, Danças Circulares, Centramento e Relaxamento, Dinâmicas de Grupo, o Lian Gong, I Qi Gong, e Xian Gong. A partir dos estudos realizados no GEDES, os participantes são preparados a participarem do projeto de extensão, primeiramente como monitores e posteriormente como bolsistas permitindo um processo de troca de conhecimento entre o grupo de pesquisa e o projeto de extensão, além de um processo de formação que se inicia na graduação, e que se projeta e se estende para a preparação para o mercado de trabalho. Seguindo este caminho, o grupo de estudo que neste ano tem 15 participantes, preza pelo estudo das práticas corporais somáticas ligadas a reflexão e prevenção de lesões por parte dos dançarinos como no preparo de atividades pensadas para o bem estar dos funcionários da Universidade Federal de Viçosa e para que os mesmo possam se prevenir de lesões por conta dos movimentos repetitivos realizados no ambiente de trabalho. A partir da vivência das atividades realizadas nos departamentos da UFV e da convivência com os funcionários, o processo didático-pedagógico é aprimorado, trazendo para os bolsistas um momento de ensino e aprendizagem, onde a teoria e a prática estão em constante diálogo, enriquecendo todo trabalho desenvolvido, tanto no grupo de estudos como na graduação. |