Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4891

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Camila de Nadai Bernardes
Orientador HENRIQUE MOREIRA MAZETTI
Título A exibição de si mesmo como outro: uma análise do cosplay no Facebook
Resumo O cosplay é uma atividade cultural que convida seus praticantes a se caracterizarem como personagens normalmente ligados à cultura pop das mais diversas origens. Sendo uma prática que se populariza pelo mundo, encontrando espaços tanto presenciais quanto online, fazem-se necessários estudos para compreender suas diversas perspectivas, uma vez que permite a experimentação de novos traços identitários ou ainda reforçar a própria subjetividade do indivíduo. A pesquisa em questão leva em conta o espaço da web, que permite novos padrões de sociabilidade e construção de identidade, porém em contraste com a busca da exibição narcísica do eu. Investigamos como se manifestam as formas de exibição dos cosplayers na rede social Facebook, levando em conta a alteridade dos personagens e a busca por atrair a atenção para si mesmos. O objetivo central do estudo é compreender como os praticantes experimentam de formas múltiplas e até mesmo contraditórias a dinâmica da alteridade que existe ao assumir-se como um personagem e também da exibição ao buscar chamar atenção para si através das postagens na internet. O objetivo era mapear espaços de divulgação do hobby, identificar estratégias textuais e padrões discursivos para se apresentar como os personagens ou que demonstrem a lógica exibicionista e entender a visão dos próprios cosplayers, suas motivações e expectativas acerca do hobby. No Facebook foram encontrados espaços em que os cosplayers divulgam suas caracterizações, como o grupo Brazilian Cosplayers United que foi observado durante um mês, em que houve registro das publicações para análise empírica dos dados com base na revisão teórica e escolha de informantes para serem realizadas entrevistas, nas quais os cosplayers poderiam explicitar suas motivações e percepção pessoal acerca do hobby. O cosplay pode ser entendido como um jogo com a alteridade, quando o sujeito se caracteriza como outro alguém – um personagem –, ele experimenta uma nova identidade, um novo modo de ser. A essa faceta, demos o nome de eu-personagem,com base nas discussões de autores como Nunes (2013, 2014), Furukawa (2008) e Silva (2012). Porém ela não é a única a ser observada. O mundo contemporâneo, de acordo com Sibilia (2008), Dal Bello (2008), convida os indivíduos a buscarem por reconhecimento e aprovação dos outros através da exibição e o cosplay pode ser uma forma de chamar a atenção para o que chamamos de eu-autêntico, especialmente pensando-se no contexto das redes sociais, nas quais a intimidade é exposta em busca de visibilidade. Porém, identificou-se uma terceira via, o eu-cosmaker que, contrariando o jogo entre alteridade e exibição, se foca na habilidade de produção de peças para a caracterização do personagem. Percebemos que há diferentes formas para experimentação e uso do cosplay, sendo que dois ou mais aspectos podem aparecer simultaneamente na perspectiva de um indivíduo e o eu-cosmaker não exclui a possibilidade de exibição de si ou experimentação da diferença.
Palavras-chave cosplay, subjetividade, exibição
Forma de apresentação..... Oral
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