ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Nutrição e Saúde |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Maíra Mendes Coelho |
Orientador |
ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA |
Outros membros |
Alice Albergaria Ferreira, Dominique Serrado de Almeida, Haíra Guedes Lúcio, Jhenifer de Souza Batalha, Kelly Aparecida Dias, Marcella Naiara Carvalho Leal, Maria Isabel Lopes Almeida, Mayara Fassheber Coêlho |
Título |
EmpNut: Nutrição na formação de empreendedores sociais |
Resumo |
A responsabilidade social é um tema frequente e atual que foi incorporado à gestão de negócios e integra a política de empresas, de diferentes áreas do mercado, que reconhecem o seu papel na sociedade e buscam atender a expectativa de clientes que priorizam produtos e serviços que possam gerar benefícios para a comunidade e meio ambiente. Neste contexto, o pressuposto da abordagem da responsabilidade social empresarial é que as empresas devem prever em seu planejamento o investimento de recursos em metas sociais. Considerando que a Empresa Junior é constituída por voluntários e que não há fins lucrativos, o propósito deste trabalho é apresentar a experiência da EmpNut, Empresa Junior de Nutrição, quanto à ações de responsabilidade social, que é um dos compromissos desta empresa que foi fundada em 2003 no campus da Universidade Federal de Viçosa, MG. Foram analisadas ações de responsabilidade social empresarial (RSE) efetivadas no período de 2014 e 2015 incluindo planejamento, desenvolvimento e metas atingidas. Entre as ações de RSE realizadas no período descrito, duas ocorreram em datas comemorativas (natal e páscoa) e uma na estação do inverno, que traz demandas específicas para a comunidade em função das baixas temperaturas, especialmente quanto ao vestuário apropriado para a o conforto térmico nesta época do ano. A RSE do inverno foi desenvolvida por meio da campanha intitulada Campanha do agasalho – quanto mais gente, mais quente, uma parceria da EmpNut com a empresa júnior Sinergia da UFV. A viabilização das ações envolveu interação com outra empresa júnior, mobilização da comunidade para integrar as ações propostas, planejamento, identificação do público/local que poderia ser atendido e sensibilidade para perceber as necessidades da comunidade ao longo do ano. Conclui-se que a experiência dos estudantes da empresa junior nessas atividades é uma oportunidade para a formação de empreendedores sociais, além de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a sua formação profissional e cidadã, e ao mesmo tempo beneficiando a sociedade que é o objetivo central dessas ações, além de cumprir o compromisso social da EmpNut. |
Palavras-chave |
RSE, empreendedorismo social, ações |
Forma de apresentação..... |
Painel |