Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4888

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maíra Mendes Coelho
Orientador ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA
Outros membros Alice Albergaria Ferreira, Dominique Serrado de Almeida, Haíra Guedes Lúcio, Jhenifer de Souza Batalha, Kelly Aparecida Dias, Marcella Naiara Carvalho Leal, Maria Isabel Lopes Almeida, Mayara Fassheber Coêlho
Título EmpNut: Nutrição na formação de empreendedores sociais
Resumo A responsabilidade social é um tema frequente e atual que foi incorporado à gestão de negócios e integra a política de empresas, de diferentes áreas do mercado, que reconhecem o seu papel na sociedade e buscam atender a expectativa de clientes que priorizam produtos e serviços que possam gerar benefícios para a comunidade e meio ambiente. Neste contexto, o pressuposto da abordagem da responsabilidade social empresarial é que as empresas devem prever em seu planejamento o investimento de recursos em metas sociais. Considerando que a Empresa Junior é constituída por voluntários e que não há fins lucrativos, o propósito deste trabalho é apresentar a experiência da EmpNut, Empresa Junior de Nutrição, quanto à ações de responsabilidade social, que é um dos compromissos desta empresa que foi fundada em 2003 no campus da Universidade Federal de Viçosa, MG. Foram analisadas ações de responsabilidade social empresarial (RSE) efetivadas no período de 2014 e 2015 incluindo planejamento, desenvolvimento e metas atingidas. Entre as ações de RSE realizadas no período descrito, duas ocorreram em datas comemorativas (natal e páscoa) e uma na estação do inverno, que traz demandas específicas para a comunidade em função das baixas temperaturas, especialmente quanto ao vestuário apropriado para a o conforto térmico nesta época do ano. A RSE do inverno foi desenvolvida por meio da campanha intitulada Campanha do agasalho – quanto mais gente, mais quente, uma parceria da EmpNut com a empresa júnior Sinergia da UFV. A viabilização das ações envolveu interação com outra empresa júnior, mobilização da comunidade para integrar as ações propostas, planejamento, identificação do público/local que poderia ser atendido e sensibilidade para perceber as necessidades da comunidade ao longo do ano. Conclui-se que a experiência dos estudantes da empresa junior nessas atividades é uma oportunidade para a formação de empreendedores sociais, além de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a sua formação profissional e cidadã, e ao mesmo tempo beneficiando a sociedade que é o objetivo central dessas ações, além de cumprir o compromisso social da EmpNut.
Palavras-chave RSE, empreendedorismo social, ações
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.