Resumo |
O contexto das empresas juniores é marcado pela busca de diferenciais competitivos capazes de agregar valores às organizações e proporcionar um conhecimento diferenciado aos estudantes que dela fazem parte. Nesse ambiente dinâmico, a adoção de um sistema de acompanhamento de desempenho que considere a competitividade do mercado e as estratégias estabelecidas pela Empresa Júnior, associando missão, estratégia, objetivos, metas e processos da empresa com a satisfação de clientes, torna-se um fator decisivo para a gestão eficiente e eficaz da organização. O presente trabalho se propõe a retratar o processo de implementação do primeiro Planejamento Estratégico (PE) da Empresa Júnior de Ciências Sociais - PraxCis, baseado na metodologia do Balanced Sorecard (BSC). A empresa iniciou suas atividades em 2011, atualmente conta com a colaboração de 14 estudantes e atua com consultorias na área das Ciências Sociais. A implantação do PE se justifica pela necessidade de um sistema de mensuração de desempenho e tem por objetivo, aperfeiçoar o desempenho da empresa obtendo a melhor relação entre recursos, processos e resultados, além de fornecer elementos essenciais à identificação, registro e análise das mudanças provocadas na organização. É um processo contínuo e sistemático de pensamento sobre o futuro. O processo de implantação começou com o planejamento e estudo das ferramentas a serem utilizadas. Já a elaboração da estratégia começou com um brainstorning, seguido da análise do ambiente interno e externo através da Matriz SWOT e a definição da missão, visão e valores da organização. Com base no insumo gerado por essas ferramentas, teve inicio a definição da estratégia propriamente dita, através do BSC. Os passos dessa metodologia incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade, passos estes implantados através de indicadores de desempenho. Os requisitos para definição desses indicadores são baseados em quatro perspectivas (financeira; mercado; processos internos; aprendizado e crescimento), que refletem a visão e estratégia empresarial, sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito. Após sete meses de implantação da estratégia na empresa, os resultados se apresentam de diversas maneiras: através das várias ferramentas de gestão em desenvolvimento; da melhoria contínua dos processos internos; do envolvimento dos membros na prestação das consultorias; da imagem da empresa; do crescimento pessoal proporcionado pela vivência da cultura empreendedora, dentre outros. Portanto, ter uma estratégia bem definida é essencial para que as empresas juniores possam se desenvolver, conquistar espaço no mercado, e, o mais importante, permitir aos estudantes uma vivência empresarial para a futura inserção no mercado de trabalho. |