Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4879

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ígor Pereira Montes
Orientador JEFERSON BOECHAT SOARES
Outros membros Soraia Aparecida Monteiro
Título Mudanças organizacionais através do Planejamento estratégico
Resumo O contexto das empresas juniores é marcado pela busca de diferenciais competitivos capazes de agregar valores às organizações e proporcionar um conhecimento diferenciado aos estudantes que dela fazem parte. Nesse ambiente dinâmico, a adoção de um sistema de acompanhamento de desempenho que considere a competitividade do mercado e as estratégias estabelecidas pela Empresa Júnior, associando missão, estratégia, objetivos, metas e processos da empresa com a satisfação de clientes, torna-se um fator decisivo para a gestão eficiente e eficaz da organização. O presente trabalho se propõe a retratar o processo de implementação do primeiro Planejamento Estratégico (PE) da Empresa Júnior de Ciências Sociais - PraxCis, baseado na metodologia do Balanced Sorecard (BSC). A empresa iniciou suas atividades em 2011, atualmente conta com a colaboração de 14 estudantes e atua com consultorias na área das Ciências Sociais. A implantação do PE se justifica pela necessidade de um sistema de mensuração de desempenho e tem por objetivo, aperfeiçoar o desempenho da empresa obtendo a melhor relação entre recursos, processos e resultados, além de fornecer elementos essenciais à identificação, registro e análise das mudanças provocadas na organização. É um processo contínuo e sistemático de pensamento sobre o futuro. O processo de implantação começou com o planejamento e estudo das ferramentas a serem utilizadas. Já a elaboração da estratégia começou com um brainstorning, seguido da análise do ambiente interno e externo através da Matriz SWOT e a definição da missão, visão e valores da organização. Com base no insumo gerado por essas ferramentas, teve inicio a definição da estratégia propriamente dita, através do BSC. Os passos dessa metodologia incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade, passos estes implantados através de indicadores de desempenho. Os requisitos para definição desses indicadores são baseados em quatro perspectivas (financeira; mercado; processos internos; aprendizado e crescimento), que refletem a visão e estratégia empresarial, sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito. Após sete meses de implantação da estratégia na empresa, os resultados se apresentam de diversas maneiras: através das várias ferramentas de gestão em desenvolvimento; da melhoria contínua dos processos internos; do envolvimento dos membros na prestação das consultorias; da imagem da empresa; do crescimento pessoal proporcionado pela vivência da cultura empreendedora, dentre outros. Portanto, ter uma estratégia bem definida é essencial para que as empresas juniores possam se desenvolver, conquistar espaço no mercado, e, o mais importante, permitir aos estudantes uma vivência empresarial para a futura inserção no mercado de trabalho.
Palavras-chave empresa júnior, planejamento estratégico, indicadores
Forma de apresentação..... Painel
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