Resumo |
O “Cine Pibid Letras-Português”, atividade do subprojeto Pibid-Letras Português, nasce da concepção de que “[...] o cinema constitui-se em uma matriz social singular de percepção, elaboração e transmissão de saberes e fazeres, possibilitando distintas formas de apreensão, compreensão e representação do mundo. Nesses termos, enquanto uma modalidade integrante do conhecimento humano, o cinema orienta e explica percursos individuais e grupais formados em ambiências em que a imagem em movimento constitui e possibilita aprendizados que passam a compor o estoque de experiências da sociedade (SILVA, 2010, p.161-162). Nosso objetivo, além de utilizar o cinema como uma possibilidade de diálogo com os conteúdos curriculares, é formar e sensibilizar um público para arte do cinema e proporcionar novas perspectivas e o desenvolvimento da leitura crítica do audiovisual, com a exibição de filmes em sessões mensais, cujo público-alvo são alunos do Ensino Médio das duas escolas participantes do projeto – E. E. Raul de Leoni e E. E. Dr. Raimundo Alves Torres. Para o segundo semestre de 2015, foi feita uma seleção de quatro filmes, dentre eles clássicos do cinema e documentários, e as sessões ocorrerão no Departamento de Letras/UFV, com a seguinte organização: antes de cada sessão será apresentada uma pequena resenha sobre o filme, no sentido de contextualizar o tema para os alunos e instigar a sua curiosidade, e, em seguida à exibição, será promovido um debate a ser mediado por bolsistas do Programa. Consideramos que o debate direcionado é de grande importância para estimular o senso crítico e olhar o mundo sob nova ótica. A relevância de projetos como esse está na importância de vivenciar a realidade que nos circunda de forma crítica e ativa, preceitos básicos para uma educação de qualidade e estimular também a discussão de temas transversais no currículo, como diversidade de gênero, diversidade de étnico-racial, sustentabilidade, entre outros. Para tanto, os alunos participam de um espaço onde é possível se pensar livremente e com criticidade e todos têm a chance de se expressar durante o debate para que se possa construir uma interpretação do que acabou de ser experienciado. Espera-se que os alunos das escolas sejam despertados para o cinema-arte e participem ativamente do debate. Os ganhos desses encontros são incontáveis e o espaço acadêmico, nesse sentido, promove um (re)pensar o mundo para além do ambiente escolar. |