Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4873

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Weslen Pedro Fonseca
Orientador LUCIANA BEATRIZ BASTOS AVILA
Outros membros Josieli das Graças Monteiro, Tânia Lázaro Martins
Título Cine Pibid-Letras: para além dos muros da escola
Resumo O “Cine Pibid Letras-Português”, atividade do subprojeto Pibid-Letras Português, nasce da concepção de que “[...] o cinema constitui-se em uma matriz social singular de percepção, elaboração e transmissão de saberes e fazeres, possibilitando distintas formas de apreensão, compreensão e representação do mundo. Nesses termos, enquanto uma modalidade integrante do conhecimento humano, o cinema orienta e explica percursos individuais e grupais formados em ambiências em que a imagem em movimento constitui e possibilita aprendizados que passam a compor o estoque de experiências da sociedade (SILVA, 2010, p.161-162). Nosso objetivo, além de utilizar o cinema como uma possibilidade de diálogo com os conteúdos curriculares, é formar e sensibilizar um público para arte do cinema e proporcionar novas perspectivas e o desenvolvimento da leitura crítica do audiovisual, com a exibição de filmes em sessões mensais, cujo público-alvo são alunos do Ensino Médio das duas escolas participantes do projeto – E. E. Raul de Leoni e E. E. Dr. Raimundo Alves Torres. Para o segundo semestre de 2015, foi feita uma seleção de quatro filmes, dentre eles clássicos do cinema e documentários, e as sessões ocorrerão no Departamento de Letras/UFV, com a seguinte organização: antes de cada sessão será apresentada uma pequena resenha sobre o filme, no sentido de contextualizar o tema para os alunos e instigar a sua curiosidade, e, em seguida à exibição, será promovido um debate a ser mediado por bolsistas do Programa. Consideramos que o debate direcionado é de grande importância para estimular o senso crítico e olhar o mundo sob nova ótica. A relevância de projetos como esse está na importância de vivenciar a realidade que nos circunda de forma crítica e ativa, preceitos básicos para uma educação de qualidade e estimular também a discussão de temas transversais no currículo, como diversidade de gênero, diversidade de étnico-racial, sustentabilidade, entre outros. Para tanto, os alunos participam de um espaço onde é possível se pensar livremente e com criticidade e todos têm a chance de se expressar durante o debate para que se possa construir uma interpretação do que acabou de ser experienciado. Espera-se que os alunos das escolas sejam despertados para o cinema-arte e participem ativamente do debate. Os ganhos desses encontros são incontáveis e o espaço acadêmico, nesse sentido, promove um (re)pensar o mundo para além do ambiente escolar.
Palavras-chave educação, cinema, Pibid-Letras
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.