Resumo |
O Projeto Empreendedor Rural - Tecnologias de Gestão para a Agricultura Familiar, financiado pelo CNPq, contou com a participação de 60 produtores divididos em dois grupos (T1 e T2), cada uma deles com 30 agricultores. O projeto teve duração de 12 meses e seu objetivo foi oferecer meios para que estes agricultores adquirissem as competências específicas necessárias para a gestão da propriedade rural. Neste sentido, a aprendizagem foi baseada nos princípios da administração (planejar, controlar, organizar e agir) através da metodologia participativa (jogos de empresa) e na aplicação específica do jogo empreendedor rural, desenvolvido por Passion for Perfection (PfP), em Manila nas Filipinas, adaptado pela sociedade alemã de cooperação técnica (GTZ) e trazido para o Brasil pelo Instituto Centro CAPE (ICCAPE). O jogo conta com 4 módulos, os quais estão formados por: Módulo I Ciclo Básico da Fazenda; Módulo II Negociação e Cooperativismo; Módulo III Processamento de produtos; IV Criação de animais. Entre cada módulo foram realizadas reuniões de acompanhamento nas quais foram verificadas as implementações das ferramentas e técnicas vivenciadas pelos produtores. Em parceria com o Banco de Alimentos da cidade de Ubá, as atividades foram realizadas junto aos agricultores que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da cidade. O principal desafio foi o grau de educação formal do grupo de produtores, que é em média, baixo. O projeto foi visto como uma relação harmônica entre os saberes da universidade e os programas e políticas públicas do governo federal. Dentre as principais ações desenvolvidas podem ser ressaltados o ciclo econômico aplicado aos negócios da propriedade rural, alocação de recursos e a importância de manter o fluxo de caixa positivo, da organização da produção, do controle das operações, da elaboração de um orçamento e da atuação em formato de uma cooperativa. Diante disso, destaca-se a repercussão do projeto no site da Prefeitura de Ubá e da Universidade Federal de Viçosa.Foi realizada a reunião de acompanhamento, prevista no projeto,nas quais foram utilizados os jogos “construção da ponte” e “rua da casa maluca”.Os resultados alcançados foram o reconhecimento da importância de planejar as atividades da propriedade e a utilização de ferramentas como o fluxo de caixa e alocação de recursos para o bom funcionamento do empreendimento. Com esse trabalho, pode-se perceber que foi de extrema importância o curso realizado junto aos produtores rurais. A ferramenta de capacitação foi adequada para que o público pudesse absorver as técnicas e ferramentas necessárias para a gestão da sua propriedade, além de, a melhora na qualidade de vida. Nesse sentido, é possível concluir que, com uma gestão adequada, mesmo o pequeno produtor rural, pode alcançar grandes resultados. |