Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4861

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Iza Abreu Carnelos
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Bruno Geovany Sacco Pinto Marques, GINIA CEZAR BONTEMPO, Marco Paulo Andrade, Taís Silva de Paula
Título (Re)Construindo Espaços e Identidades por meio da Atuação Coletiva na E. E. Santa Rita de Cássia, Viçosa, MG
Resumo O presente projeto é fruto de uma parceria que vem sendo construída, desde maio de 2013, entre a Escola Estadual Santa Rita de Cássia (E.E.S.R.C.) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), favorecida pelo envolvimento ativo dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e dos membros da escola. A proposta é de pesquisa em educação com interface em extensão, centrada no uso pedagógico do espaço externo da escola e na inserção dos saberes populares da comunidade escolar nas intervenções pedagógicas. Essa considera a importância do reconhecimento e da valorização das diferenças culturais no contexto escolar, de forma a garantir o direito de todos/as à educação. Assim, o projeto tem como objetivo (re)pensar e (re)estruturar o uso dos espaços externos da E.E.S.R.C., no processo educacional de Ciências, por meio da atuação coletiva; buscando o fortalecimento das identidades escolares. A proposta metodológica foi da pesquisa-ação, que pressupõe um (com)partilhamento de saberes e a constituição de novos, por meio da pesquisa em um contexto social. Os passos e as técnicas utilizadas foram: as reuniões mediadas com professores/as e funcionários/as; o diagnóstico participativo sobre o espaço externo da escola e os mutirões para reestruturação e manutenção da horta, com professores/as e estudantes; a formação teórica da equipe de licenciandos/as, em Etnobiologia/Etnoecologia, Sociologia da Educação e Educação Intercultural; o círculo de cultura na temática dos saberes científicos/populares/da docência, com professores/as; e a constituição do grupo de trabalho (GT), que passou a atuar como instância para a atuação coletiva. O GT foi composto por professores/as da escola e pela equipe da UFV. Esse atuou na construção das sequencias didáticas, na realização de entrevistas sobre saberes populares com membros da comunidade escolar e no acompanhamento de intercâmbios culturais já desenvolvidos por uma das professoras do grupo. As primeiras mediações pedagógicas do grupo ficaram restritas ao professor de Ciências e Biologia, partindo da problemática do lixo, apontada como demanda da escola no espaço da horta. A consolidação do grupo, no primeiro semestre de 2015, ocorreu por meio da articulação com professoras da área das Ciências Humanas da escola, favorecendo a discussão sobre a diversidade cultural e os saberes populares. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo e validados por meio de oficinas realizadas no GT. Por se tratar de um projeto de pesquisa-ação considera-se a relevância da integração entre as instituições e do processo de pesquisa estabelecido, e destaca-se a importância da continuidade deste para consolidação da proposta. A continuidade do projeto centra-se na ampliação do levantamento dos saberes da comunidade escolar e das intervenções no espaço a partir destas, bem como na estruturação de uma publicação coletiva dos resultados do trabalho.
Palavras-chave Pesquisa-ação, Educação Intercultural, Saberes Populares
Forma de apresentação..... Painel
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