Resumo |
O presente projeto é fruto de uma parceria que vem sendo construída, desde maio de 2013, entre a Escola Estadual Santa Rita de Cássia (E.E.S.R.C.) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), favorecida pelo envolvimento ativo dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e dos membros da escola. A proposta é de pesquisa em educação com interface em extensão, centrada no uso pedagógico do espaço externo da escola e na inserção dos saberes populares da comunidade escolar nas intervenções pedagógicas. Essa considera a importância do reconhecimento e da valorização das diferenças culturais no contexto escolar, de forma a garantir o direito de todos/as à educação. Assim, o projeto tem como objetivo (re)pensar e (re)estruturar o uso dos espaços externos da E.E.S.R.C., no processo educacional de Ciências, por meio da atuação coletiva; buscando o fortalecimento das identidades escolares. A proposta metodológica foi da pesquisa-ação, que pressupõe um (com)partilhamento de saberes e a constituição de novos, por meio da pesquisa em um contexto social. Os passos e as técnicas utilizadas foram: as reuniões mediadas com professores/as e funcionários/as; o diagnóstico participativo sobre o espaço externo da escola e os mutirões para reestruturação e manutenção da horta, com professores/as e estudantes; a formação teórica da equipe de licenciandos/as, em Etnobiologia/Etnoecologia, Sociologia da Educação e Educação Intercultural; o círculo de cultura na temática dos saberes científicos/populares/da docência, com professores/as; e a constituição do grupo de trabalho (GT), que passou a atuar como instância para a atuação coletiva. O GT foi composto por professores/as da escola e pela equipe da UFV. Esse atuou na construção das sequencias didáticas, na realização de entrevistas sobre saberes populares com membros da comunidade escolar e no acompanhamento de intercâmbios culturais já desenvolvidos por uma das professoras do grupo. As primeiras mediações pedagógicas do grupo ficaram restritas ao professor de Ciências e Biologia, partindo da problemática do lixo, apontada como demanda da escola no espaço da horta. A consolidação do grupo, no primeiro semestre de 2015, ocorreu por meio da articulação com professoras da área das Ciências Humanas da escola, favorecendo a discussão sobre a diversidade cultural e os saberes populares. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo e validados por meio de oficinas realizadas no GT. Por se tratar de um projeto de pesquisa-ação considera-se a relevância da integração entre as instituições e do processo de pesquisa estabelecido, e destaca-se a importância da continuidade deste para consolidação da proposta. A continuidade do projeto centra-se na ampliação do levantamento dos saberes da comunidade escolar e das intervenções no espaço a partir destas, bem como na estruturação de uma publicação coletiva dos resultados do trabalho. |