ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Franciele Natividade Martins Carvalho |
Orientador |
MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO |
Outros membros |
Aline de Fátima Resende, Giovana Aparecida da Mata, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Thaís Fontes Moreira Conceição |
Título |
Subprojeto PIBID- Educação Infantil, formando professor pesquisador. |
Resumo |
O PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência fornece bolsas à estudantes de licenciatura para atuarem nas escolas da rede pública, com o objetivo de valorizar a formação dos professores para a educação básica. O subprojeto PIBID-Educação Infantil tem como responsabilidade proporcionar as crianças das escolas publicas atividades lúdicas que possam promover o desenvolvimento integral das mesmas. Este programa tem nos possibilito associar a teoria aprendida no Curso de Educação Infantil à prática pedagógica. Compreendemos que a pesquisa é a principal ferramenta do professor na construção de seus conhecimentos e aprimoramento de suas práticas. Acerca disto, acreditamos que o “professor pesquisador” além de ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática é capaz de oferecer diferentes possibilidades para seus educandos. Portanto, cuidamos para que nossas propostas para a escola não sejam baseadas no senso comum, mas sim provenientes da pesquisa. Esperamos aperfeiçoar-nos no que diz respeito à prática pedagógica por meio da participação ativa no contexto escolar, desenvolvendo atividades e projetos que surjam de nossas experiências e demandas das crianças e professores. Compreendendo a significância de nossa atuação, as escolas estão cada vez mais abertas à nossa presença visando também à formação continuada da sua equipe de profissionais. Nós, Pibidianas, em parceria com os professores, temos um objetivo em comum: mediar por meio de nossa ação pedagógica através de atividades significativas o desenvolvimento integral das crianças. Notamos o quanto nossa atuação tem sido importante para o desenvolvimento integral das mesmas e para a construção de seus conhecimentos. Consideramos que este seja o resultado do que objetivamos: incentivar a autonomia e a criatividade e ampliar o conhecimento de mundo das crianças atendidas. Portanto, acreditamos na importância do PIBID para as crianças, para a escola e para nós. Pois, por meio do planejamento, execução e avaliação das atividades propostas por nós, promovemos o desenvolvimento integral das crianças, atuamos em parceria com a escola e nos formamos enquanto futuras educadoras infantis. |
Palavras-chave |
Educação Infantil, Escola, Formação. |
Forma de apresentação..... |
Painel |