Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4860

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Franciele Natividade Martins Carvalho
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Aline de Fátima Resende, Giovana Aparecida da Mata, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Thaís Fontes Moreira Conceição
Título Subprojeto PIBID- Educação Infantil, formando professor pesquisador.
Resumo O PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência fornece bolsas à estudantes de licenciatura para atuarem nas escolas da rede pública, com o objetivo de valorizar a formação dos professores para a educação básica. O subprojeto PIBID-Educação Infantil tem como responsabilidade proporcionar as crianças das escolas publicas atividades lúdicas que possam promover o desenvolvimento integral das mesmas. Este programa tem nos possibilito associar a teoria aprendida no Curso de Educação Infantil à prática pedagógica. Compreendemos que a pesquisa é a principal ferramenta do professor na construção de seus conhecimentos e aprimoramento de suas práticas. Acerca disto, acreditamos que o “professor pesquisador” além de ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática é capaz de oferecer diferentes possibilidades para seus educandos. Portanto, cuidamos para que nossas propostas para a escola não sejam baseadas no senso comum, mas sim provenientes da pesquisa. Esperamos aperfeiçoar-nos no que diz respeito à prática pedagógica por meio da participação ativa no contexto escolar, desenvolvendo atividades e projetos que surjam de nossas experiências e demandas das crianças e professores. Compreendendo a significância de nossa atuação, as escolas estão cada vez mais abertas à nossa presença visando também à formação continuada da sua equipe de profissionais. Nós, Pibidianas, em parceria com os professores, temos um objetivo em comum: mediar por meio de nossa ação pedagógica através de atividades significativas o desenvolvimento integral das crianças. Notamos o quanto nossa atuação tem sido importante para o desenvolvimento integral das mesmas e para a construção de seus conhecimentos. Consideramos que este seja o resultado do que objetivamos: incentivar a autonomia e a criatividade e ampliar o conhecimento de mundo das crianças atendidas. Portanto, acreditamos na importância do PIBID para as crianças, para a escola e para nós. Pois, por meio do planejamento, execução e avaliação das atividades propostas por nós, promovemos o desenvolvimento integral das crianças, atuamos em parceria com a escola e nos formamos enquanto futuras educadoras infantis.
Palavras-chave Educação Infantil, Escola, Formação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.