Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4854

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jaqueline Imaculada Lopes
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros Sirlei Matos de Almeida Lisboa
Título Brilhando na escola e na vida: estimulando o desenvolvimento escolar e pessoal de crianças e adolescentes institucionalizados
Resumo Crianças e adolescentes acolhidas em instituições de passagem tendem a terem sofrido alguma experiência negativa ao serem retiradas da família, necessitando atenção para o
seu desenvolvimento integral de acordo com sua trajetória e especificidades. Nessa perspectiva, o projeto de extensão aqui apresentado atua numa instituição de proteção e amparo social a crianças que foram retiradas de suas famílias. Oferecemos atendimento pedagógico a estas crianças baseando-se nas propostas do programa Golden5,criado por professores de cinco países europeus tendo como princípio a ideia de que todos podem brilhar,se destacar de alguma forma,sendo necessário encontrar os talentos em potencial e motivar as pessoas a desenvolvê-los. Temos como objetivos: desenvolver atividades pedagógicas com as crianças residentes na instituição,visando melhorar o rendimento escolar destas,além de favorecer o desenvolvimento físico,cognitivo,social e moral das crianças; melhorar sua autoestima e autoconceito; promover sua autonomia, relações de solidariedade e apoio entre os residentes nestas instituições, especialmente entre aqueles que têm vínculos familiares. Inicialmente realizamos entrevista com a coordenação da instituição e com as crianças residentes, a fim de conhecermos sobre seus gostos, sonhos,relações pessoais e sociais. Fizemos visita à escola e conversamos com a supervisora sobre o desenvolvimento das crianças enquanto estudantes. Foi realizado um acompanhamento pedagógico individual e coletivo às crianças,com auxílio também no momento do dever de casa. Desenvolvemos oficinas de artes, desafios corporais, jogos pedagógicos,brincadeiras culturais e do cotidiano das crianças, ensinadas por elas ou pela bolsista. Nos encontros, conversas sobre temas do dia a dia e da realidade eram realizadas. A auto percepção que as crianças tem pode ser influenciada e construída a partir da atribuição dada por outras pessoas. Por isso, a estimulação das habilidades ocorre de forma a potencializar o desenvolvimento, a autoestima e relações de solidariedade e respeito,principalmente entre os que possuem vínculos familiares,caso dos irmãos residentes na instituição.Notou-se,até o momento,um comprometimento e bom desempenho por parte das crianças em participar das atividades propostas. Em entrevista realizada a fim de verificar os resultados obtidos até julho de 2015,os entrevistados- três crianças participantes e uma cuidadora-,afirmaram a importância do trabalho,as mudanças percebidas e aspectos da relação estabelecida entre a bolsista e as crianças. Foi percebida uma melhora na autonomia,percepção lógica e na concentração das crianças. Proporcionamos às crianças momentos onde elas refletem e percebem que podem brilhar,sempre incentivando seu autoconceito, autoestima e boas relações sociais. Acredita-se que os objetivos vão sendo alcançados à medida que o projeto avança. Cremos que todos podem brilhar e nosso trabalho continua em prol dessa perspectiva.
Palavras-chave crianças e adolescentes, institucionalização, golden5
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.