ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Jaqueline Imaculada Lopes |
Orientador | RITA DE CASSIA DE SOUZA |
Outros membros | Sirlei Matos de Almeida Lisboa |
Título | Brilhando na escola e na vida: estimulando o desenvolvimento escolar e pessoal de crianças e adolescentes institucionalizados |
Resumo | Crianças e adolescentes acolhidas em instituições de passagem tendem a terem sofrido alguma experiência negativa ao serem retiradas da família, necessitando atenção para o seu desenvolvimento integral de acordo com sua trajetória e especificidades. Nessa perspectiva, o projeto de extensão aqui apresentado atua numa instituição de proteção e amparo social a crianças que foram retiradas de suas famílias. Oferecemos atendimento pedagógico a estas crianças baseando-se nas propostas do programa Golden5,criado por professores de cinco países europeus tendo como princípio a ideia de que todos podem brilhar,se destacar de alguma forma,sendo necessário encontrar os talentos em potencial e motivar as pessoas a desenvolvê-los. Temos como objetivos: desenvolver atividades pedagógicas com as crianças residentes na instituição,visando melhorar o rendimento escolar destas,além de favorecer o desenvolvimento físico,cognitivo,social e moral das crianças; melhorar sua autoestima e autoconceito; promover sua autonomia, relações de solidariedade e apoio entre os residentes nestas instituições, especialmente entre aqueles que têm vínculos familiares. Inicialmente realizamos entrevista com a coordenação da instituição e com as crianças residentes, a fim de conhecermos sobre seus gostos, sonhos,relações pessoais e sociais. Fizemos visita à escola e conversamos com a supervisora sobre o desenvolvimento das crianças enquanto estudantes. Foi realizado um acompanhamento pedagógico individual e coletivo às crianças,com auxílio também no momento do dever de casa. Desenvolvemos oficinas de artes, desafios corporais, jogos pedagógicos,brincadeiras culturais e do cotidiano das crianças, ensinadas por elas ou pela bolsista. Nos encontros, conversas sobre temas do dia a dia e da realidade eram realizadas. A auto percepção que as crianças tem pode ser influenciada e construída a partir da atribuição dada por outras pessoas. Por isso, a estimulação das habilidades ocorre de forma a potencializar o desenvolvimento, a autoestima e relações de solidariedade e respeito,principalmente entre os que possuem vínculos familiares,caso dos irmãos residentes na instituição.Notou-se,até o momento,um comprometimento e bom desempenho por parte das crianças em participar das atividades propostas. Em entrevista realizada a fim de verificar os resultados obtidos até julho de 2015,os entrevistados- três crianças participantes e uma cuidadora-,afirmaram a importância do trabalho,as mudanças percebidas e aspectos da relação estabelecida entre a bolsista e as crianças. Foi percebida uma melhora na autonomia,percepção lógica e na concentração das crianças. Proporcionamos às crianças momentos onde elas refletem e percebem que podem brilhar,sempre incentivando seu autoconceito, autoestima e boas relações sociais. Acredita-se que os objetivos vão sendo alcançados à medida que o projeto avança. Cremos que todos podem brilhar e nosso trabalho continua em prol dessa perspectiva. |
Palavras-chave | crianças e adolescentes, institucionalização, golden5 |
Forma de apresentação..... | Painel |