Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4853

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marcela Belcavelo Lino Silva
Orientador SEBASTIAO RENATO VALVERDE
Outros membros Diogo Sena Baiero, Frederico Pozenato Moreira de Oliveira, ISMAEL ELEOTERIO PIRES, João Paulo Silva Ladeira
Título Atividades da comunicação corporativa e marketing da Sociedade de Investigações Florestais
Resumo A Sociedade de Investigações Florestais (SIF), criada em 1974 pela parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as principais empresas florestais do Brasil, tem como missão a promoção e o desenvolvimento do setor florestal, por meio da pesquisa científica, da geração de conhecimento e do treinamento, a partir de projetos de cunho científico, econômico e socioambiental. Nesse sentido, as atividades de comunicação corporativa e marketing foram criadas, além de outros, com o intuito de tornar informações, conhecimentos, tecnologias e inovação no setor científico-tecnológico florestal mais facilmente acessíveis na internet via World Wide Web. Assim, o objetivo desse trabalho foi descrever as atividades publicadas nos meios de comunicação digitais da SIF no período de março a julho de 2015.
Esta parceria público-privada proporciona recursos para modernização de laboratórios e contratação de profissionais capacitados a conduzir pesquisas coordenadas por renomados professores das áreas florestal e ambiental. Todo o conhecimento gerado é disponibilizado à sociedade brasileira na forma de publicações, através da Revista Árvore, do Jornal SIF, boletins e meios digitais (website e página social).
Entre 16/03/2015 a 31/07/2015 foram lançadas 65 notícias no sítio digital e 82 notícias na página social da SIF. A página social registrou até 16 de março de 2015 2.026 curtidas e até a 31 de julho de 2015 este número aumentou para 2.480. Isto significou um crescimento de 22,4% no período observado. As informações veiculadas são relacionadas ao setor florestal e áreas correlatas, que tenham grande relevância ou visibilidade, versem sobre empresas florestais ou que sejam selecionadas pela equipe de comunicação da SIF. A contínua inserção de notícias nos domínios publicitários da SIF (página social “Facebook” e sítio na Web) tem proporcionado maior visibilidade por meio de acessos dos seguidores no caso de rede social e leitura do sítio.
Como resultados, foram lançadas 65 notícias no sítio digital e 82 notícias na página social da SIF no período entre 16 de março de 2015 a 31 de junho de 2015. A página social, em aproximadamente 140 dias, registrou 454 curtidas a mais que o início do acompanhamento, significando um aumento de 22,4%.
Agradecimentos à Sociedade de Investigações Florestais - SIF e à Associação Civil de Consultoria Florestal - Florestal Jr.
Palavras-chave divulgação, informações, tecnologias
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.