Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4851

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Caio Vinícius de Souza Oliva
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros MARCELO LOURES DOS SANTOS
Título Docentes LGBT's: Uma perspectiva da vivência identitária
Resumo No ambiente escolar, as escolhas e orientações identitárias invisibilizadas não restringem-se apenas às pessoas discentes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. As definições das identidades humanas são também designadas às pessoas docentes, sendo estas impossibilitadas de seu direito a liberdade nas suas performances de gênero e demonstração de sua orientação sexual, uma vez que a atividade educadora dentro de um espaço de aprendizagem é entendida majoritariamente através de comportamentos padronizados. Este problema apresenta-se também nos momentos de abordagem ao tema da sexualidade e das teorias de gênero na sala de aula, sendo que o professor acaba impossibilitado de abordar o tema com ampla liberdade. A partir disto, tal pesquisa tem como intuito, por meio de observação participante, entrevista e história oral, problematizar as dificuldades de inserção e representação das pessoas docentes LGBT's no meio escolar, explicitando os problemas enfrentados por essas pessoas desde a sua formação, até seu ingresso no mercado de trabalho, acompanhando sua atuação profissional e desafios devido às suas identidades e orientações não normativas, apresentando como tais dificuldades interferem no processo de ensino-aprendizagem. Resultados preliminares através da observação em escolas de nível médio do município de Viçosa-MG, bem como pelas entrevistas com professoras que não se enquadram nas orientações sexuais normativas, indicam que o cerceamento das identidades das pessoas docentes torna prejudicial a aceitação da diversidade e restringe o exercício democrático das escolhas, orientações e aspectos culturais considerados não normativos na sociedade. É possível concluir como as dificuldades vividas na apresentação das performances de gênero e orientações sexuais diversas no ambiente escolar favorecem a exclusão dessas pessoas dos locais de ensino-aprendizagem. Desde quando discentes, com o preconceito, discriminação e falta de oportunidades para seguir no meio acadêmico, até sua formação e atuação como docente, sendo elas impossibilitadas de apresentarem suas identidades e performances de gênero, negando à pessoa docente o poder de exercer sua profissão com dignidade, plenitude e competência.
Palavras-chave docentes, performances de gênero, orientação sexual
Forma de apresentação..... Painel
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